31/03/2010








Aniversário de Sônia Maria PJMP


No dia 28 de março de 2010, no Centro Pastoral João Correia de Aquino, junto com os jovens coordenadores, celebramos, festejamos e agradecemos à Deus pela Vida de Sônia.  Sônia é uma jovem educadora, exemplo de liderança a serviço da comunidade. Todos nós que convivemos com ela, aprendemos muito sobre  "cuidar do outro" e "viver em comunidade"..



Parabéns - Feliz Aniversário


Minha estréia na Secretaria Estadual de Movimentos Populares do PT RN

Caros amigo/as, companheiro/as,


O debate sobre Programa de Governo, Construção Partidária e a relação PT/Reforma Agrária  realizado com a colaboração dos companheiros  Geraldo Pinto, Olavo Ataíde e os representantes das chapas "Novas Atitudes" (João Cabral) e "Reforma Agrária: Unindo Campo e Cidade" (Jocelino Dantas Batista)  no  dia 27, marca o encontro para constituição do Setorial Agrário do RN,  e minha estréia como Secretária Estadual de Movimentos Populares do PT - RN,  o evento foi realizado em Natal, no auditório Liceu de Artes, e  reuniu 134 militantes do setor, oriundos de de 22 municípios do Estado.
No evento aconteceu a eleição do quadro de representação para o encontro do Setorial Agrário Nacional que  ficou o seguinte: Jocelino Dantas Batista é o coordenador dos 13 delegados, oito são da chapa "Reforma Agrária: Unindo Campo e Cidade" e cinco, da "Novas Atitudes.
Apesar de morar na região metropolitana de Natal, na cidade Parnamirim, ao longo de minha vida atuei em organizações não governamentais que travam esse debate como o Serviço de Assistência Rural -SAR e o Grupo Colméias de Projetos, Assessorias e Serviços.
 Aproveito para  socializar com vocês a minha satisfação de participar dessa construção partidária acerca da discussão sobre a questão Agrária.
Sei faltou a foto, mas ficou o registro, mesmo que com um certo atraso.








 

09/03/2010

Participação feminina na política diminui nos últimos anos, aponta CNM


Levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra a participação das mulheres em cargos políticos do Executivo e do Legislativo municipal. Os dados apontam a necessidade de leis que possam assegurar ao sexo feminino apoio e um maior espaço nas eleições, com objetivo de alcançar a paridade na política brasileira.
De acordo com o levantamento, foram eleitas em 2008 – última eleição municipal -, 6.508 mulheres e 45.457 homens. Porcentualmente, os Municípios são governados por 12,52% de mulheres e 87,48% de homens.

Em comparação às outras duas eleições municipais, de 2004 e 2000, a quantidade de mulheres eleitas caiu em 2008. No pleito de 2004, foram eleitas 6.555 mulheres – 47 amais – e em 2000, foram 7.001 vereadores e prefeitas – 493 a mais em relação a 2008.
Regiões e Estados


O detalhamento é feito também comparando os Estados e as regiões. O Nordeste é a região do país que mais possui mulheres em prefeituras e Câmaras de Vereadores, com 14,82%. A região com menos gestoras é o Sudeste, com apenas 10,62% do total de eleitos. O Norte teve 13,58%, Centro-Oeste 12,44% e Sul 11,46%.


Os Estados que mais possuem prefeitas e vereadoras são: Amapá com 19,74%, Rio Grande do Norte com 18,07%, Maranhão com 16,94%, Ceará com 16,73%, Alagoas com 16,22%, Paraíba com 15,60%, Sergipe com 14,88%, Pará com 14,25%, Acre com 14,22%, Piauí com 13,98%, Tocantins com 13,92%, Mato Grosso com 12,90%, Mato Grosso do Sul com 12,76% e Bahia com 12,55%. Todos eles dentro ou acima da média nacional de 12,52%.
Os demais ficam abaixo da média: Rio Grande do Sul com 12,24%, Goiás com 12,12%, Pernambuco com 11,99%, Rondônia com 12,83%, Santa Catarina com 11,49%, Amazonas com 11,47%, Roraima com 11,43%, São Paulo com 11,07%, Minas Gerais com 10,56%, Paraná com 10,09%, Espírito Santo com 9,26% e Rio de Janeiro com 9,14%.


Conclusões
As mulheres representaram em 2008, 52% do total de eleitores brasileiros, mas apenas 21,2% do total de candidatos. No caso das prefeituras, foram apenas 9,07% e das Câmaras de Vereadores, 12,5%.

Esses dados denunciam os partidos que não cumprem com a Lei 9.504/97 – fixa o mínimo de 30% das vagas às mulheres. Mas, os partidos acabam não obedecendo a essa norma e não são punidos por isso.

Com a reforma eleitoral aprovada em setembro de 2009, o Brasil deu o primeiro passo para a melhor inserção feminina na política.  Os 30% passam a ser obrigatórios e não apenas um porcentual fixado. Com isso, as mulheres terão garantido ao menos o mínimo de participação na política do país.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a maioria das mulheres tem jornada dupla, por isso possui menos tempo para se dedicar à política. “Quando é feita a votação, o eleitorado não tem problema em eleger uma mulher. O problema são os partidos que não permitem que isso aconteça”.

07/03/2010

100 anos de muitos sonhos, lutas e desafios

Foi o sonho da construção de um mundo melhor,  mais justo e igualitário que levou as mulheres operárias a se revestirem da armadura da coragem e lutarem por direito a uma vida digna, com uma carga menor de trabalho, por melhores salários, esse é o enredo que aprendemos quando falamos do  08 de março.
            Este ano a celebração do Dia Internacional da Mulher - 08 de março completa 100 anos de existência.
            Precisamos celebrar e festejar, pois sabemos que muito se avançou no que diz respeito à valorização das mulheres na nossa sociedade, mas não podemos deixar de organizarmos nossas lutas, pois ainda temos muito a fazer.
            Na tentativa de elaboração de um diagnostico rápido sobre os avanços conquistados pela a luta feminina por igualdade de direito, contabilizamos questões importantes como:
v      Direito ao voto
v      Direito a ir à escola;
v      Inserção no mercado de trabalho;
v      Criação das delegacias especializadas no atendimento a mulher;
v      Programas de assistência integral a saúde;
v      Adoção de um sistema de cotas para assegurar a mulher o direito a disputar os espaços de poder na política partidária;
v      Leis que combatem a violência contra mulher, especialmente a domestica;
Apesar dos avanços, entendemos que os desafios ainda são muitos, aqui destacamos alguns que precisam ser superados com a:
v      Discriminação e preconceito;
v      Isonomia salarial entre homens e mulheres no exercício da mesma profissão;
v      Violência física, sexual, psicológica e moral
v      Jornada dupla de salário
v      Entre tantos outros
Enfim, desejamos que o Dia Internacional da Mulher, continue marcado como um dia de dar visibilidade as lutas das mulheres, como o dia de reconhecer publicamente do trabalho que vem sendo desenvolvido por Marias, Lidianes, Luizas, Fátimas, Sônias...
Desejo a todas as companheiras que se juntam para lutar e conquistar o sonho de outro mundo possível,  com respeitabilidade e igualdade de direito entre homens e mulheres......... Muita paixão, força e Coragem para continuar lutando.
FELIZ DIA DA MULHER e aquele abração solidário

Josiane Bezerra  

PROJETO JUSTIÇA NA PRAÇA EM PARNAMIRIM

O dia 05 de março de 2010 a cidade de Parnamirim ficou marcada pelo Projeto Justiça na praça, promovido pelo Tribunal de Justiça do RN e coordenado pela Juíza Dra. Zeneide Bezerra em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim.
O movimento foi intenso e emocionante  durante todo o dia, com direito a Cortejo Cultural, revista a tropa, pétalas de rosas sendo jogada pelo ar, casamento comunitário de 76 casais, e o serviço disponibilizado de emissão de carteira profissional, identidade, CPF, titulo de eleitor, entre outros serviços como   audiências da justiça, atendimento médico e odontológico de    forma gratuita aos cidadãos parnamirinenses.

Mulheres...

"Certo dia parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.



Pare para refletir sobre o sexto-sentido.

Alguém duvida de que ele exista?



E como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você?



E quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento?



E quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, você vai pegar um avião pra São Paulo. Só meia-hora de vôo. Ela fala pra você levar um casaco, porque "vai fazer frio". Você não leva. O que acontece?

O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro!

"Leve um sapato extra na mala, querido.

Vai que você pisa numa poça..."

Se você não levar o "sapato extra", meu amigo, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, sem dúvida, molhado...



O sexto-sentido não faz sentido!



É a comunicação direta com Deus!

Assim é muito fácil...

As mulheres são mães!



E preparam, literalmente, gente dentro de si.

Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles mortal?



E não satisfeitas em ensinar a vida elas insistem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral.

Fala-se em "praga de mãe", "amor de mãe", "coração de mãe"...



Tudo isso é meio mágico...

Talvez Ele tenha instalado o dispositivo "coração de mãe" nos "anjos da guarda" de Seus filhos (que, aliás, foram criados à Sua imagem e semelhança).



As mulheres choram. Ou vazam? Ou extravazam?



Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens...



É choro feminino. É choro de mulher...



Já viram como as mulheres conversam com os olhos?



Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar.

Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar.

E apontam uma terceira pessoa com outro olhar.

Quantos tipos de olhar existem?



Elas conhecem todos...



Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens!

E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens.



EN-FEI-TI-ÇAM !



E tem mais! No tocante às profissões, por que se concentram nas áreas de Humanas?

Para estudar os homens, é claro!

Embora algumas disfarcem e estudem Exatas...



Nem mesmo Freud se arriscou a adentrar nessa seara. Ele, que estudou, como poucos, o comportamento humano, disse que a mulher era "um continente obscuro".

Quer evidência maior do que essa?

Qualquer um que ama se aproxima de Deus.

E com as mulheres também é assim.



O amor as leva para perto dEle, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem "estar nas nuvens", quando apaixonadas.

É sabido que as mulheres confundem sexo e amor.

E isso seria uma falha, se não obrigasse os homens a uma atitude mais sensível e respeitosa com a própria vida.

Pena que eles nunca verão as mulheres-anjos que têm ao lado.

Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo.

Mas elas são anjos depois do sexo-amor.

É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos.

E levitam.

Algumas até voam.

Mas os homens não sabem disso.

E nem poderiam.

Porque são tomados por um encantamento

que os faz dormir nessa hora."

Luís Fernando Veríssimo

03/03/2010

FÁTIMA BEZERRA COMEMORA: POLICIAIS GANHAM PISO QUE VAI DE R$ 3.500 A 7.000 REAIS

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 2, o piso salarial nacional dos policiais civis e militares por 393 votos. O texto aprovado é resultado da junção das duas propostas de emendas constitucionais (PEC 300/08 e 446/09) que tramitavam no Congresso Nacional e tratavam do mesmo assunto. Depois de longa discussão em plenário, os deputados decidiram votar o texto principal da emenda (Emenda Aglutinativa Substitutiva Global 001/10) e deixaram os vários destaques apresentados para esta quarta-feira, 3.

Segundo a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), co-autora da emenda aprovada, o texto havia sido acordado após várias reuniões entre líderes partidários e representantes dos policiais civis e militares, porém vários parlamentares discordaram em plenário da redação dada.

Para Fátima, estabelecer um piso nacional para os policiais é um reconhecimento ao direito desses cidadãos. “Desde o ano passado estávamos buscando um entendimento para aprovar esse texto, essa é mais uma iniciativa para assegurar a cidadania de todos os policiais do Brasil”, comemorou a parlamentar.

A emenda aprovada estabelece que o piso nacional dos policiais será regulamentado em lei federal, implementado gradualmente, e que haverá um fundo contábil da União para complementar o valor estabelecido na lei. Enquanto não for aprovada a lei federal definindo o valor do piso nacional, a emenda estabelece que o valor para o menor cargo ou graduação será de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) e de R$ 7.000,00 (sete mil reais) para o menor posto ou cargo da carreira dirigente.

Deputados da oposição se manifestaram contra a emenda aprovada, alegando que o texto será considerado inconstitucional, pois os Estados não aceitarão pagar o valor sozinhos até a aprovação da lei federal que prevê complementação da União.
Foto: Fátima e Lula

PREFEITO DE PARNAMIM ANUNCIA APOIO A FÁTIMA BEZERRA E AO SENADOR GARIBALDI ALVES

Prefeito do terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com quase 100 mil votos, Maurício Marques já fechou a chapa de apoio para o pleito de 2010. Embora integrante do PDT, do qual é vice-presidente, o prefeito diverge nos apoios para deputado federal e senador, quando opta por candidatos de alianças diferentes da dos pedetistas.

Maurício confirmou ontem que estará no palanque de Carlos Eduardo para governador. Já o candidato ao Senado escolhido foi Garibaldi Filho. “O segundo voto (para o Senado) eu ainda não escolhi, mas vamos anunciar em breve”, disse o prefeito.

Ele defendeu o nome do ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, para deputado estadual e a candidata apoiada para federal será Fátima Bezerra. “O critério usado por mim foi simples: são as pessoas que contribuíram para Parnamirim. Agnelo Alves teve dois mandatos e foi muito bem avaliado, Garibaldi Filho foi o maior governador desse Estado”, comentou. O prefeito citou que a deputada Fátima Bezerra captou, em emendas, R$ 45 milhões, este ano, para a cidade de Parnamirim, em obras de drenagem, saneamento e urbanização. 

Maurício Marques afirmou que, antes mesmo do anúncio da candidatura de Carlos Eduardo, já havia garantido ao líder pedetista que seguiria e o apoiaria qualquer decisão que ele adotasse no pleito de 2010. 

01/03/2010

REVELAÇÕES DE "ARRUDA" PODEM COMPROMETER "DEM" E AGRIPINO

Detido há 18 dias, o governador afastado do DF, José Roberto Arruda, dedicou parte de seu tempo na prisão à redação de um manuscrito.

Acomodado em 12 folhas, o texto contém “acusações” de Arruda contra seu ex-partido, o DEM. Menciona expoentes da legenda.

Entre eles o presidente da agremiação, deputado Rodrigo Maia (RJ); e os senadoresAgripino Maia (RN), líder no Senado; e Demóstenes Torres (GO).

Neste sábado (27), segundo apurou o blog, Arruda entregou o documento a uma dupla de advogados que o visitou na superintendência da PF, em Brasília.

Os visitantes integram a equipe do escritório do criminalista Técio Lins e Silva, do Rio, contactado para reforçar a defesa do preso.

Encontraram um Arruda que, a despeito do convívio com a perspectiva da detenção longeva e a ameaça de impeachment, revelou-se avesso à idéia da renúncia.

Ao contrário, Arruda pareceu pintado para a guerra. O manuscrito de teor acusatório foi ao cofre do escritório de advocacia.

Não há, por ora, informações nem sobre o teor da peça nem sobre os reais propósitos do autor, trancafiado numa sala da PF desde 11 de fevereiro.

Informados pelo repórter, na noite passada, acerca da existência do texto de Arruda, Rodrigo, Agripino e Demóstenes reagiram.

“Não faço idéia do que ele vai inventar”, disse Rodrigo Maia. “Não posso comentar algo que não sei o que é”.

Demóstenes Torres foi à jugular, partindo pro ataque:

“Em relação a mim, não há de ser nada além de um Fernandinho Beira Mar falando do juiz que o condenou. No meu caso, topo a briga”.

Agripino também ficou na defensiva e agora nega relação com Arruda:

“A meu respeito, ele não tem o que inventar”, ecoou Agripino Maia, que também advogou a expulsão de Arruda. “Não tenho nenhuma relação com ele”.

As ameaças de Arruda frequentam os subterrâneos do DEM desde o dia em que o partido passara a considerar a idéia de expurgá-lo de seus quadros.

Pela primeira vez, o diz-que-diz ganha a forma de um texto. Mas a ausência de divulgação conserva as supostas denúncias ainda no campo da chantagem.

Nos últimos dias, Arruda estendeu as ameaças aos integrantes da pluripartidária bancada do panetone, com assento na Câmara Legislativa do DF.

Impeachment - Na sexta (26), uma comissão especial do legislativo brasiliense abriu, em votação unânime, o processo de impeachment contra Arruda.

Nesta semana, o pedido de cassação passará pelo segundo estágio, uma votação no plenário. A perspectiva é de aprovação.

Diante da evidência de abandono, Arruda mandou dizer aos aliados que claudicam que pode arrastá-los para o centro do escândalo, incriminando-os.

No que diz respeito à bancada distrital, os arroubos de Arruda fazem nexo, já que o impeachment é matéria ainda pendente de deliberação.

Dá-se o oposto em relação às baterias que Arruda aponta na direção da cúpula do DEM.

Agripino Maia realça o fato de que o partido não se dobrou às ameaças veladas que Arruda já fazia antes de redigir seu manuscrito, indicando-lhe a porta de saída.

Um sinal de que prevaleceu na legenda o grupo disposto a tratar Arruda com desassombro.

Na fase em que era festejado como único governador eleito pelo DEM no pleito de 2006, Arruda ajudou a fornir as arcas da legenda.

Doações - Na campanha municipal de 2008, direcionou doações de empresários com negócios no GDF para o diretório nacional do partido.

Quanto? O DEM informa que não foi muito, mas ainda não se animou a trazer a público uma cifra.

Dos cofres nacionais, a verba provida por Arruda foi rateada, junto com outras doações, entre diretórios de municípios nos quais o DEM disputava prefeituras.

A direção do partido sustenta que não recebeu um mísero centavo por baixo da mesa. Tudo teria sido feito como manda a lei: com recibo e escrituração formal.

Entre as prefeituras que disputou, o DEM priorizou 14, assentadas em cidades-pólo e capitais. Entre elas São Paulo e Rio de Janeiro.

Arruda teria solicitado que as verbas obtidas por seu intermédio não custeassem nem a campanha de São Paulo nem a do Rio. Por quê?

O governador argumentara que o DEM detinha as prefeituras dessas duas praças. Por isso, teria condições de obter doações por conta própria, sem a ajuda dele.

Nos próximos dias, vai-se saber se o texto produzido por Arruda é coisa a ser tomada a sério.