16/05/2010

DILMA ULTRAPASSA SERRA EM 3 PONTOS


A pré-candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, em pesquisa de intenção de votos do Instituto Vox Populi, divulgada ontem.

Na pesquisa estimulada, o levantamento traz a petista com 38% das intenções de voto, em empate técnico com Serra, que tem 35%. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Dois mil eleitores, moradores de 117 cidades (nas cinco regiões brasileiras), foram ouvidos.

No levantamento anterior feito pelo instituto, em abril, Serra tinha 34% das intenções de voto, contra 31% de Dilma.

Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, os dois candidatos também estariam tecnicamente empatados. A petista teria 40% e o tucano 38%, dentro, portanto, da margem de erro.

A pesquisa espontânea - quando o eleitor abordado pelos pesquisadores diz em quem vai votar - também aponta a liderança da petista Dilma Rousseff. Ela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Serra tem 15%. Em janeiro, cada candidato obteve 9% das intenções de votos espontâneos.

A pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, consolidou-se na terceira posição da pesquisa estimulada. Subiu de 7% para 8%.

As regiões onde Dilma Rousseff é mais lembrada são o Nordeste (44%) e o Norte (41%). Serra lidera no Sul (44%) e está tecnicamente empatado com a petista no Sudeste.

Fator Lula

O levantamento de votos espontâneos mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto. Mesmo sem poder se candidatar, Lula é citado pelos eleitores, o que confirma sua popularidade.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 7 de maio, sob o número 11.266/2010. Os dois mil eleitores foram entrevistados entre os dias 8 e 13. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

14/05/2010

Mais de trinta prefeitos participam da reunião para a criação do Comitê Pró-Dilma Rousseff no RN

Mais de trinta prefeitos da base do governo Lula no RN participaram da reunião para a criação do Comitê de Prefeitos Pró-Dilma Rousseff, nesta sexta-feira(14), na Câmara Municipal de Parnamirim.

O evento suprapartidário contou ainda com a presença da deputada federal Fátima Bezerra(PT), do deputado federal Henrique Alves(PMDB), e da ex-governadora Wilma de Faria(PSB).
A intenção do encontro, além de firmar o apoio à Dilma Rousseff, foi de organizar a participação dos prefeitos potiguares em um primeiro encontro com a pré-candidata já no próximo dia 18 de maio, em Brasília.

O encontro será durante a Marcha Nacional de Prefeitos.

Outra finalidade é contribuir na construção da agenda que Dilma cumprirá no Estado, incluindo uma pauta municipalista na plataforma de governo da pré-candidata.

Nos discursos, prefeitos, parlamentares e lideranças políticas exaltaram a história de Dilma e o seu papel no governo do presidente Lula.

O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros(PT), leu um manifesto que será encaminhado à coordenação nacional da campanha de Dilma e aos partidos da base governista no Rio Grande do Norte.

Henrique Alves reafirmou o total apoio do seu partido à pré-candidatura de Dilma: “Estamos trabalhando para que na convenção nacional que o partido fará, no dia 12 de junho, batermos um recorde inédito, de apoio a um candidato, que será de 92% a 95% de aprovação ao nome de Dilma para presidente”, disse Henrique.

A deputada Fátima Bezerra ressaltou a importância da reunião suprapartidária. “Essa reunião de hoje é muito importante, pois é o retrato e a conseqüência do encontro que realizamos a cerca de dez dias com os representantes dos partidos quando demos o ponta-pé para a criação do Comitê pró-Dilma no Estado”, enfatizou Fátima.

Fonte: Blog do Wanderley