09/11/2009

DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA EM DEFESA DOS AGENTES DE SAÚDE


A comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um plano de carreira e piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, estará reunida nesta terça-feira(10).


Em pauta a discussão do parecer da deputada federal Fátima Bezerra(foto), relatora da PEC.

Na tarde da quarta-feira(11) a comissão vota o parecer de Fátima.

Depois da comissão, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Após promulgada no Congresso Nacional , será necessário ainda que o governo federal encaminhe um projeto de lei regulamentando o piso e a carreira.

Assim que a PEC for aprovada daremos início a uma nova batalha pela regulamentação do piso. Neste momento estamos alterando a Constituição, colocando a exigência de piso salarial para os agentes. O próximo passo é regulamentá-lo e isso exigirá muita mobilização", ressalta a deputada.

A parlamentar petista afirma que a medida beneficiará diretamente mais de 300 mil agentes de saúde em todo o País, além de aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Mobilização - Cerca de 4 mil Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de todo país estarão em Brasília, durante os dois dias, para acompanhar a aprovação da proposta.

Eles também irão pedir ao presidente da Câmara dos Deputado, Michel Temer, a inclusão da PEC na pauta de votação da Casa.

A deputada Fátima Bezerra espera que a matéria seja aprovada no Congresso Nacional até o final deste ano.

Um comentário:

Unknown disse...

Fátima Bezerra é exemplo para toda a classe política!! O empenho com que ele se envolve em todos os temas de alcance social, á coloca em um patamar de destaque dentro da política. A fixação do piso salarial dos ACS e ACE vem faze justiça a duas categorias de profissionais que apesar de novas, apresentam um papel de relevante importancia na democratização do acesso a saúde. Os agentes de saúde não vão esquecer o empenho da deputada na criação de seu piso salarial. Parabens Fátima Bezerra!!