Foi o sonho da construção de um mundo melhor, mais justo e igualitário que levou as mulheres operárias a se revestirem da armadura da coragem e lutarem por direito a uma vida digna, com uma carga menor de trabalho, por melhores salários, esse é o enredo que aprendemos quando falamos do 08 de março.
Este ano a celebração do Dia Internacional da Mulher - 08 de março completa 100 anos de existência.
Precisamos celebrar e festejar, pois sabemos que muito se avançou no que diz respeito à valorização das mulheres na nossa sociedade, mas não podemos deixar de organizarmos nossas lutas, pois ainda temos muito a fazer.
Na tentativa de elaboração de um diagnostico rápido sobre os avanços conquistados pela a luta feminina por igualdade de direito, contabilizamos questões importantes como:
v Direito ao voto
v Direito a ir à escola;
v Inserção no mercado de trabalho;
v Criação das delegacias especializadas no atendimento a mulher;
v Programas de assistência integral a saúde;
v Adoção de um sistema de cotas para assegurar a mulher o direito a disputar os espaços de poder na política partidária;
v Leis que combatem a violência contra mulher, especialmente a domestica;
Apesar dos avanços, entendemos que os desafios ainda são muitos, aqui destacamos alguns que precisam ser superados com a:
v Discriminação e preconceito;
v Isonomia salarial entre homens e mulheres no exercício da mesma profissão;
v Violência física, sexual, psicológica e moral
v Jornada dupla de salário
v Entre tantos outros
Enfim, desejamos que o Dia Internacional da Mulher, continue marcado como um dia de dar visibilidade as lutas das mulheres, como o dia de reconhecer publicamente do trabalho que vem sendo desenvolvido por Marias, Lidianes, Luizas, Fátimas, Sônias...
Desejo a todas as companheiras que se juntam para lutar e conquistar o sonho de outro mundo possível, com respeitabilidade e igualdade de direito entre homens e mulheres......... Muita paixão, força e Coragem para continuar lutando.
FELIZ DIA DA MULHER e aquele abração solidário
Nenhum comentário:
Postar um comentário