15/09/2011

III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA



Com o Tema: "O Compromisso de todos por um envelhecimento Digno do Brasil", teve inicio ontem no auditório do Imirá Plaza a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que reúne delegações de 81 municípios do RN, que foram eleitos nas conferências regionais e municipais que antecederam esse grande momento. O Coral Roxinol abriu a conferência com o seu canto maravilhoso.


A conferência segue hoje (15/09) até ás 18h, foi feito um balanço positivo pela presidente do Conselho Estadual Lúcia de Fátima (representante dos 300 mil idosos do RN na mesa), onde aponta que foi constituído conselhos municipais em 51(cinquenta e um) municípios do RN, foi criado a delegacia do idoso, realizada capacitações, e ao longo do tempo vem sendo feito o enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, mas reconhece que  tem o grande desafio " a implantação do fundo estadual do conselho do idoso". Enfim o Brasil envelhece a passos largo sendo necessário construir a velhice agora, a população idosa precisa ter seus direitos respeitados.
A Dra. Sara Maria, representante do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, diz que "o desejo da população é envelhecer com dignidade, que precisamos avançar e cobrar na estrutura da Secretaria Especial dos Direitos Humanos  um secretaria que trate especificamente do seguimento da pessoa idosa, a representante da Secretaria Nacional Ivanilda Figueiredo diz que a Ministra Maria do Rosário e toda sua equipe tem  o compromisso de superar as limitações, e que estão presentes em todas as conferência estaduais para reafirmar essa questão.  E nos fala que dentro da estrutura da secretaria quem cuida da questão do idoso, LGBT, registro, Centros de Referencia em Direitos Humanos, Diversidade religiosa, educação de direitos humanos é a secretaria de promoção. enfim depois tivemos a fala do Secretario da SETHAS  e seguimos a apresentação cultural do Grupo Araruna de São Tomé.

Para finalizar o registro, olha nós participando desse grande momento.




Nenhum comentário: