12/11/2012

Autonomia das mulheres

No dia 09 de novembro participei do Seminário Internacional: Economia Feminista, autonomia e soberania para a vida das mulheres, que aconteceu no Centro de Treinamento de Ponta Negra e reuniu 150(cento e cinquenta mulheres) de vários municipios do Estado do RN, e contou com a participação dos estados de Pernambuco, Ceará, de mulheres que vieram  dos países do Equador, Paraguai, Canandá que refletiram sobre o tema: Trabalho realizado pelas mulheres no Brasil e nos países da América Latina.  Essa atividade é uma iniciativa da AACC, do Projeto Balaio, Rede Pardal, Rede Xique Xique, Agronomes Veterinanes, Centro Feminista 08 de março, Com apoio da: CESE, Instituto Marista de Solidariedade e do Mandato do  Deputado Estadual Fernando Mineiro.
De forma simples o debate sobre a autonomia das mulheres é travado, e a busca de alternativas para melhorar a qualidade de vida das mulheres é levantado.
Para mim foi um momento importantíssimo, pois a troca de experiência realizado nesse Seminário não se aprende nos centros acadêmicos, mas com a vida.
Fico muito gravado pra mim a fala de Elza sobre o nascimento do capitalismo, da propriedade comum e privada (idéia do bem comum) e a fala da Paraguaia que traz a denuncia acerca do golpe que ocorreu e das perseguições que estão acontecendo no país.  Fico muito feliz também com a desenvoltura das mulheres que ultrapassaram seus limites para mudar de vida e Tatiana, pescadora e coordenadora da Rede xique xique é um ótimo exemplo. Parabéns aos organizadores e apoiadores da iniciativa.

mais um pouquinho  de Seminário.

Ps. as fotos foram socializadas por Marialda e o mandato de Mineiro.

Nenhum comentário: