17/09/2013

RESUMO DO TEXTO TRANSFORMANDO SUOR EM OURO

TRANSFORMANDO SUOR EM OURO

Trabalho + Talento = Sucesso


O texto de Bernardino aposta no esforço, na perseverança, na disciplina, e na obstinação. Para ele “é melhor lapidar até a exaustão o talento médio e determinado do que tentar polir o diamante preguiçoso que não deseja ser polido”.
O técnico Bernardino aos poucos se tornou símbolo de liderança moderna (democrático, franco, aberto, mais seguro no momento de decidir). Ele conseguiu administrar as Possíveis vaidades e melindres da equipe, e transformá-las em um enorme senso de solidariedade - cumplicidade, no que pode haver de mais positivo  na definição do termo. Na verdade, Bernardino criou uma geração de jogadores determinados, revigorou o animo de alguns outros e construiu uma equipe de assistentes a quem entregou ouro em pó. Podemos dizer que uma especialidade desse técnico é transformar pessoas, afinal no fim de tudo, são as pessoas que fazem a diferença. 
A cada momento precisamos dar valor as atitudes de cooperação, solidariedade, de esforço coletivo e da busca do bem comum. E bom lembrar, que todos nós somos importantes, e que a alquímia vitoriosa é resultado da mistura de valores como: ética, respeito, vontade, disposição, disciplina e talento. Precisamos esta sempre atentos para identificar talentos, manter as pessoas motivadas, fazer com que exista o comprometimento com o desenvolvimento de cada membro do grupo. Enfim, criar o espírito de equipe, para que alcancemos como resultado, o desempenho da equipe superior a soma dos talentos individuais. As questões levantadas são: como trilhar os caminhos da vitoria? Como encarar os desafios e pressões? Como manter o nível de excelência da equipe? E Bernardino nos apresenta uma formula : "a roda da excelência". Enfim é necessário encarar cada dia como uma oportunidade de dar o melhor de si mesmo. Não podemos esquecer que a vitoria não é mais importante que o esforço feito para conquistá-la. Lembrar que nunca podemos fazer nada sem paixão.
"Vencer pode não ser tudo, mais se empenhar pela vitoria e a única coisa que conta". E tem mais um detalhe, ao fim de uma estrada existe ensinamentos que só aprendemos com a derrota. "Não se monta uma equipe sem grandes talentos, não se constroe um trabalho sem as pessoas certas, não se chega ao todo sem que as partes se completem". Não podemos desconsiderar o brilho individual de cada um sob nosso comando.

Enfim, para se chegar a excelência enquanto profissional é preciso treinar obstinadamente, e ter disciplina é a ponte que liga nossos sonhos as nossas realizações, todos nós temos objetivos e queremos conquistá-los, mais é importante que estejamos dispostos a construir essa ponte. É importante lembrar que com o tempo tudo passa, tanto a alegria como as tristezas. Que ser paciente é diferente de ser fraco. Que são qualidades fundamentais numa liderança: a determinação, a seriedade e a força interior.
Para tirar o máximo dos colaboradores temos que analisar o estilo de cada um, trocar idéias sobre tática e estratégias. Que quando nos acomodamos, trabalhamos menos, relaxamos e podemos ser surpreendidos por um revés, e que o mais importante não é ser bom, é estar preparado. É necessário transmitir conhecimentos de forma eficiente, se reinventar sempre. Não deixar que o sucesso de hoje suba a cabeça. Ter coragem é aproveitar as oportunidades. Enfim, a grande vitoria de um líder é tocar a alma de seus liderados e ajudar no seu desenvolvimento. Fica a dica, das virtudes que nos ensina e engradece, enquanto indivíduo e enquanto grupo: empreendedorismo, amizade, lealdade, cumplicidade, entusiasmo, auto controle, concentração, iniciativa, atenção, condicionamento, talento, espírito de equipe, postura e confiança, espírito de competição. Como não somos uma ilha, devemos saber que ser amigo é diferente de ser bonzinho, de fazer a vontade do outro? Na verdade ser amigo, é fazer o que for preciso para que o outro se aprimore. A popularidade nunca dever ser a sua prioridade, o foco deve estar sempre no bem coletivo. E saber que os grandes não são os que não caem, e sim os que se levantam. O ego e a vaidade são grandes obstáculos, por isso precisamos testar nossos limites. O que sustenta a liderança é o exemplo. É importante que a equipe saiba que somos mais um deles. que vamos brigar, suar juntos, ganhar e perder juntos. Que brigo muito com eles, mais brigo mais por eles.


Livro “Transformando suor em ouro”, 3ª edição, autor Bernardino, Editora sextante, ano 2006. Resumo – Josiane Bezerra Tibúrcio Mendes.