26/05/2011

PROTAGONISMO JUVENIL


Ontem,  dia 25 de maio de 2011, das 09 ás 13h,  Participei da audiência Pública sobre "Políticas Públicas e Desafios da Juventude",   no Plenàrio da Assembléia Legislativa, coordenado pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro do PT.
A audiência teve o objetivo de debater os desafios da juventude, sendo um momento de muita informação e reflexão sobre a realidade juvenil.
A Caravana do município de Parnamirim foi composta pela Coordenação  do PROJOVEM Adolescente Kátia Soares e Izabelly, por representantes dos núcleos de Santos Reis e Passagem de Areia, por  Daniele (Associação Ileaô) e Alígia Patricia (PJMP), além de mim  e Everton, representando a o Centro de Controle Social.
Imaginar que temos 50 milhões de jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos, e que os jovens que estão na idade 18 e 24 anos são 53% composta de jovens negros que não acessam o mercado de trabalho.  Verificamos que é necessário olhar e analisar os dados  e dialogar sobre o significado disso, precisamos avançar para enxergar a juventude como "Solução"  e superar a idéia da "Juventude"como problema.
Fico muito orgulhosa de ver a minha querida amiga, Divaneide Basílio na Chefia de Gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, principalmente por ver o quanto a cada dia ela melhora.
Sei que como militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular temos muitos desafios para enfrentar a questão da mortalidade da juventude,  que  precisamos fazer uma frente pelo trabalho decente, pela inclusão digital através do Plano Nacional da Banda Larga, do investimento na educação, e do enfrentamento da problemática que é as drogas.
Enfim a II Conferência Nacional de Políticas de Juventude promete um debate sobre o Sistema de Juventude, sobre orçamento público, sobre os caminhos que vamos seguir nos próximos anos para sanar os problemas citados acima.
Vamos nos mobilizar e participar.  O que mais me sensibiliza como disse alguns dos jovens que fizeram intervenção na tribuna "somos todos protagonistas"  é ver que posso continua tem "Fé na vida, fé no homem, fé no que virá", pois a semente lançada está dando frutos.
Parabéns ao Deputado Fernando Mineiro pela iniciativa.




  

25/05/2011

Os gays e a Bíblia


É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.
No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”…).
Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc).
No 60º aniversário da Decclaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.
A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.
Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.
São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.
A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama…).
Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?
Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.
Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?
Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.
* Escritor e assessor de movimentos sociais, autor de “Um homem chamado Jesus” (Rocco), entre outros livros.

www.freibetto.org – twitter:@freibetto

24/05/2011

Plenária Estadual de Economia Solidária - dia 30


Convite

O Fórum Potiguar de Economia Solidária, em parceria com o Mandato do Deputado Fernando Mineiro, tem a satisfação de convidar a todos (as) para a Plenária Estadual de Participação Popular da Economia Solidária, sob pauta a Política Nacional de Economia Solidária e o PL 865/2011, que cria a Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas, a ser realizada dia 30 de maio de 2011, as 14h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do RN.

Informações:

Lidiane Freire FPES/AACC/RN – 84 8805-2158 - 3211-6131
Sandra Pequeno FPES/Mand. Mineiro – 84 8733-9691
Rodrigo Xavier FPES/SEMTAS – 84 3232-4587

Salve o Dia Nacional dos Ciganos - 24 de maio

COMUNIDADE UNIÃO CIGANA DE PARNAMIRIM-RN


 A Pátria dos Roma é onde estão os meus pés
Ronald Lee

A população cigana presente na história do Brasil data do séc. XI, e estima-se a existência de uma população de  600.000 (seiscentos mil) ciganos auto identificados pelas etnias CALON e ROM (Segundo o Plano Nacional de Igualdade Racial – PLANAPIR), na cidade de Parnamirim identificamos a presença da etnia CALOM.
Ao longo dos últimos 02(dois) anos venho acompanhando o crescimento e a organização da Comunidade União Cigana de Parnamirim, que  vem avançando.
Vimos nascer a “Associação Comunidade União Cigana de Parnamirim”, primeira organização não governamental do Estado do Rio Grande do Norte desse seguimento.
Vimos a  participação desse grupo na concorrência do  “Prêmio culturas Ciganas 2010” - do Ministério da Cultura, e conquistar a classificação 52º posição, além de ver o representante dessa entidade tomar posse no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do  RN.     
Que Santa Sara Kali abençõe esse grupo, para continuar conquistando o seu espaço na sociedade.       

Minhas saudações a Gilberto Gárcia e todos os ciganos que vivem em Parnamirim.





23/05/2011

Festa de Aniversário de Fátima Bezerra "bombou" de novo!

Na última sexta-feira  participei, como já é de praxe, do aniversário da Deputada Fátima Bezerra que aconteceu   no clube da Petrobrás. Como sempre muito animada a festa e muito prestigiada. Aproveitei para reencontrar  a companheira Maria do Rosário, agora Ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, como sempre simpatissíssima. Também na festa, o Prefeito de Parnamirim, Maurício Marques e o Prefeito de Parelhas Francisco do PT. 

Ministra Maria do Rosário encontrando o Prefeito Maurício Marques

Eu, Josiane, Prefeito Maurício Marques, Fátima Bezerra e o Prefeito Francisco do PT

FINAL DE SEMANA "VERMELHO"

Gente, este último final de semana foi bem "vermelho" pra mim, de quinta a sábado, aconteceu o Encontro Nacional da Juventude do Movimento - PT aquí em Parnamirim. O encontro teve como objetivo analisar a conjuntura política nacional e, ao mesmo tempo debater propostas a serem apresentadas ao PT e ao Governo Federal. Contamos com a participação de vários parlamentares federais, estaduais e de prefeitos de várias cidades do Brasil. Momentos como esses nos motivam muito, pois alimentam nossa esperança da construção de um outro mundo possível, construção esta que passa necessariamente pelas mãos da juventude.


Abertura do evento na Câmara de Parnamirim

A Saudação de Amorim, Presidente Municipal do PT, Deputado Fernando Mineiro e Fátima Bezerra

Intervençao da Representante da JMPT-RS

Minha Intervenção, homenageando a Deputada Fátima Bezererra pelo seu aniversário


Debate sobre socialismo petista com a participação do jovem Professor  de C. Política
do curso de direito da UFESA Daniel Valença

Prefeito petista de Queiroz-SP


Frei Anastácio - Dep. Estadual PT-PB
Deputado Est, Frei Anastácio - Dep. Federal PT-PE  Fernando Ferro
Eu, Josiane - D. Marta Lopes -Secret. de Ass. Social

Adicionar legenda

O Jovem Vereador Odon e eu
Da direita pra esquerda - Eu, Josiane , Daniele, Verador Odon de C. Novos,
 a baixinha Alígia  e  Carlos -  assessor de Odon

Eu e  Fátima

18/05/2011

ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE DO MOVIMENTO PT EM PARNAMIRIM





PROGRAMAÇÃO EXTERNA
 QUINTA 19/05 
CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
19h30 – Mesa de abertura com participação da sociedade:
Tema - A democracia brasileira e o PT: histórias que se confundem
3ª Vice-presidente do PT – Deputada Federal Fátima Bezerra ;
Coordenação Nacional da JMPT - João Alves ;
Coordenação Nacional do MPT - Gabriel Ribeiro ;
Vereador do PT em Currais Novos/RN - Odon Júnior ;
Secretário Municipal de Movimentos Populares do PT de Natal/RN - Bruno Costa;
SEXTA-FEIRA 
20/05
CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM


18h00 – Painel
Tema – PNDH-3

MINISTRA DE DIREITOS HUMANOS - MARIA DO ROSÁRIO

 

FÁTIMA BEZERRA E A MINISTRA NARIA DO ROSÁRIOPARTICIPARÃO DO ENCONTRO

15/05/2011

portal.fatimabezerra


15 DE MAIO


15 DE MAIO

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas.

Tais como.
Planejamento
Organização
Execução
Avaliação
Gestão
Pesquisa
Assessoria.
O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.
Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como.
Entrevistas
Análises sociais
Relatórios
Levantamento de recursos
Encaminhamentos
Visitas domiciliares
Dinâmicas de grupo
Pareceres sociais
Contatos institucionais
Entre outros.
O assistente social é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário.
A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação.
Fonte: www.cressrj.org.br



Quando eu era pequenina lá em Macau, desejei ser Assistente social, tenho muitas amigas assistentes sociais, todas elas são pra mim fonte de inspiração.

Não sou assistente social de formação e profissão, mas escolhi as Ciências sociais que me permite ter um olhar crítico sobre o serviço e apontar caminhos que podem ajudar na mudança.
E estou cumprindo minha missão na Secretaria Municipal de Assistência social de Parnamirim, faço o que gosto e esse é o primeiro passo para o sucesso.  


13 de maio

Dia da Abolição da Escravatura
Dia de Nossa Senhora de Fátima
Dia do Nascimento do meu Sobrinho Jorge Luís
Dia do Nascimento de D. Laíde

Enfim dia de festa, de celebração, de expressar nossa Fé.

Participei da missa, do almoço no Centro Pastoral e da procissão terrestre em Parnamirim
Aproveito para desejar ao meu sobrinho tudo de bom.........e que o sonho alimente a esperança de um futuro brilhante e a D. Laíde que Deus abençõe essa grande mulher.

Uma oração




Na Campanha Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes


No dia 12/05/2011, tive a oportunidade de ver a ação do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Parnamirim, participei do Encontro de Formação das Redes de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente que teve como ministrante o Dr. Sasha, acho que é assim que se escreve.
Foi um momento bem interessante,  o professor e cordelista Acaci  iniciou  com a recitação do cordel “O bilhetinho do céu”.
O tema da atividade  foi a “Violência contra a criança e o adolescente e a rede de Proteção DCA”.
Segundo o  Pe. Murilo presidente do CONSEC e do COMDICA, precisamos fazer uma profunda reflexão sobre “o que estamos fazendo, e no que conseguimos avançar” ¿ precisamos seguir os passos 1.conhecer(cabeça); 2. Amar(coração);  seguir/agir(pés). Enfim, é necessário construir o plano, mas é essencial enfrentar a violência.
Para Dr. Sacha, o município de Parnamirim é um exemplo de Boas Práticas no combate a violência e na proteção a infância.
Na verdade sempre fico muito feliz de poder estar nesse mundo sempre aprendendo e encontrando pessoas que vem lutando para tornar esse mundo mais justo e igualitário.
As crianças,  Os adolescentes precisam de nosso apoio, precisam que pessoas como eu e como você não fique em silêncio e nem cruze os braços.
Abraço solidários amigos e companheiros de caminhada.
  

09/05/2011

Convite aniversário Fátima Bezerra

`
É uma honra fazer parte dessa Historia.

Dia da Comunidade

Gente como diz Leonardo Boff " Somos Terra, que pensa, ama e cuida"


Estive ausente desse espaço, mas prometo a partir desse momento, compartilhar com todo/as vocês sempre que possível, fotos, pensamentos, agendas, músicas, artigos e reflexões.

Na última sexta-feira dia 06/05 acompanhei as atividades do Dia da Comunidade nos bairros de Passagem de Areia, Bela Parnamirim, Vale do Sol, Pium, e Pirangi.

Sabemos que o Dia da comunidade é todo dia, mais comemorar esse dia é uma experiência rica de expressões culturais e de participação da população.

Aproveito para parabenizar o Prefeito Maurício Marques, a Secretária Marta Lopes e a Coordenadora do Serviço PROJOVEM Adolescente Kátia Soares pela organização do evento. Foi Show de bola.


 Pium
 Pirangi do Norte
Rádio Jovens Vale do Sol

Pium

 
Bela Parnamirim
Vale do Sol


Passagem de Areia

06/05/2011

Orátório de Nossa Senhora - CONVITE

CONVITE

Assista o "ORATÓRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - A história da nossa gente"
Será apresentado próximo sábado e domingo, 07 e 08 de Maio às 20:00 (8 da noite)
Local: Praça da Paz de Deus - Parnamirim/RN (ao lado da igreja Matriz)
Vá e convide toda familia para prestigiar esse lindo espetáculo sobre Nossa Padroeira.