26/05/2011

PROTAGONISMO JUVENIL


Ontem,  dia 25 de maio de 2011, das 09 ás 13h,  Participei da audiência Pública sobre "Políticas Públicas e Desafios da Juventude",   no Plenàrio da Assembléia Legislativa, coordenado pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro do PT.
A audiência teve o objetivo de debater os desafios da juventude, sendo um momento de muita informação e reflexão sobre a realidade juvenil.
A Caravana do município de Parnamirim foi composta pela Coordenação  do PROJOVEM Adolescente Kátia Soares e Izabelly, por representantes dos núcleos de Santos Reis e Passagem de Areia, por  Daniele (Associação Ileaô) e Alígia Patricia (PJMP), além de mim  e Everton, representando a o Centro de Controle Social.
Imaginar que temos 50 milhões de jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos, e que os jovens que estão na idade 18 e 24 anos são 53% composta de jovens negros que não acessam o mercado de trabalho.  Verificamos que é necessário olhar e analisar os dados  e dialogar sobre o significado disso, precisamos avançar para enxergar a juventude como "Solução"  e superar a idéia da "Juventude"como problema.
Fico muito orgulhosa de ver a minha querida amiga, Divaneide Basílio na Chefia de Gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, principalmente por ver o quanto a cada dia ela melhora.
Sei que como militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular temos muitos desafios para enfrentar a questão da mortalidade da juventude,  que  precisamos fazer uma frente pelo trabalho decente, pela inclusão digital através do Plano Nacional da Banda Larga, do investimento na educação, e do enfrentamento da problemática que é as drogas.
Enfim a II Conferência Nacional de Políticas de Juventude promete um debate sobre o Sistema de Juventude, sobre orçamento público, sobre os caminhos que vamos seguir nos próximos anos para sanar os problemas citados acima.
Vamos nos mobilizar e participar.  O que mais me sensibiliza como disse alguns dos jovens que fizeram intervenção na tribuna "somos todos protagonistas"  é ver que posso continua tem "Fé na vida, fé no homem, fé no que virá", pois a semente lançada está dando frutos.
Parabéns ao Deputado Fernando Mineiro pela iniciativa.




  

Nenhum comentário: