07/02/2008

Lei da Transparência

Há pelo menos um mérito na crise do governo da semana: ficou provado que controladorias-gerais, cartões corporativos e portais da transparência são o que há de mais eficaz em termos de controle do uso do dinheiro público por governos.

Para quem não concordar comigo, quero lembrar que quem está endossando minha teoria é a mídia, pois ela está levantando todos esses "podres" das Aplicações Diretas do governo federal graças a esses meios supra mencionados.

Eureka!, surgiu a fórmula para o Brasil dar um golpe mortal na corrupção - e, agora, estou falando sério, sem ironia.

Faço uma pausa em minha linha de raciocínio para me dirigir especificamente aos indignados de festim, àqueles que só condenam a corrupção - sobretudo as suposições de corrupção - do PT: vocês sabem quantos governos estaduais e municipais - de todos os partidos - fazem a festa com esses gastos emergenciais?

Se se obrigasse todos os níveis de governo, e não só o federal, a fazerem suas "Aplicações Diretas" com cartão corporativo, porém criando, nos Estados e municípios, controladorias-gerais estaduais e municipais e portais da transparência estaduais e municipais, não seria o máximo?

Qual é a dificuldade para se implantar esses instrumentos em qualquer administração pública do país? É zero. Custo baixíssimo, que, ainda por cima, seria integralmente coberto pela diminuição da corrupção, nem que ela viesse através do aumento dos flagrantes de roubalheira.

Então, que tal algum deputado ou senador ou até mesmo o Executivo propor uma Lei da Transparência que obrigue todas as administrações públicas a criarem uma controladoria-geral, a implantarem cartões corporativos e a criarem uma página na internet para divulgar o uso detalhado do dinheiro dos impostos?

Já imaginaram como a nossa imparcialíssima mídia vai trabalhar, tendo material à farta para divulgar os escândalos que levantará de tantos outros níveis de governo, inclusive dos governos dos partidos de oposição ao governo federal?

O quê? Não, não, eu não estou louco, não. Apenas fui irônico de novo. Só esqueci de avisar a vocês... Ou será que já tinham captado minha ironia amargurada?
Fonte: Blog da cidadania

Nenhum comentário: