13/12/2008

15 DE DEZEMBRO: DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA



O que é Economia Solidária?

A “Economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. É uma pratica regida pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo”.


Na Economia solidária encontramos:

· Produtos e serviços que são marcados por um forte compromisso, responsabilidade e respeito com o homem e o meio ambiente;
· Que fortalece as iniciativas populares de geração de trabalho e renda, a agricultura familiar, a agro-ecologia, as cooperativas e grupos de produção etc.
· Que busca promover o consumo solidário, através da conscientização das pessoas para o consumo consciente, através da aquisição de produtos e serviços da economia solidária com melhor qualidade, menor preço e valor social agregado;
· Por ser uma proposta alternativa ao modelo neoliberal que afirma relações humanas, sociais e econômicas com base em princípios de solidariedade, colaboração e autogestão.

Por que o dia 15 de Dezembro?

· Essa data foi escolhida por ser o dia de nascimento do nosso líder ambientalista Chico Mendes, Símbolo da resistência e da luta pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade ambiental.

No Rio Grande do Norte:


O Fórum Potiguar de Economia Solidária nasceu junto com a SENAES em junho de 2003.
Em 2008, podemos afirmar que ao longo desse caminho muitas coisas importantes aconteceram como: Feiras de Economia Solidária, Mapeamento de empreendimentos, Encontros estaduais, a I Conferencia estadual e nacional da Economia Solidária, a aprovação da Lei de fomento a economia Solidária, a posse do I Conselho Estadual de Economia Solidária do Brasil, a organização do estado por regionais ou territórios, diagnostico da apicultura, o investimento no fortalecimento dos empreendimentos e entidades de assessoria através do Programa Brasil Local e das parcerias que vem se desenvolvendo com as entidades de fomento e o poder público Municipal através da mobilização e articulação via Reuniões do Fórum Potiguar de Economia Solidária.
Vale destacar que a equipe de mapeamento, registrou em 2006 o cadastro de 800 empreendimentos de Economia Solidária, a Feira Potiguar em 2007 mobilizou 130 empreendimentos Econômicos Solidários oriundos de 30 municípios do Estado.
Neste dia temos muito a comemorar, por isso parabenizo todo(a)s que vem construindo a Economia Solidária no Brasil.
Tenho orgulho de dizer que faço parte dessa história.

Um comentário:

Samara disse...

Olá Josiane!
Que bom que tive a oportunidade de conhecer uma pessoa maravilhosa como você através da Economia Solidária, essa outra economia, onde um outro mundo é possível, aproveito para desejar votos de um 2009 bem feliz, com muitas realizações, forte abraço, Samara