24/01/2008

PAC: Governo Lula transforma Parnamirim em canteiro de obras

A empresa Serta Engenharia de Natal foi a vencedora da licitação da primeira etapa das obras de saneamento básico de Parnamirim, que estão previstas para serem iniciadas ainda no fim deste mês.


O resultado foi publicado no Diário Oficial do dia seis de janeiro e, refere-se ao saneamento do bairro da Liberdade e adjacências, onde moram cerca de cinco mil habitantes. A assinatura do contrato se deu no último dia 18.


O investimento dessa primeira etapa é da ordem de R$ 327 mil e, a previsão para conclusão é de seis meses, A obra começará pela construção das estações de tratamento, pois acelera o processo de uso do esgoto.

>

Já as obras das bacias um e dois, que abrangem os bairro de Jardim Planauto, Boa Esperança, Centro, Cohabinal, Parque de Exposições, Santos Reis, Passagem de Areia, Rosa dos Ventos, Santa Tereza, Monte Castelo, Loteamento Parque das Orquídeas, Marajoará, Jardim Aeroporto, Águas Claras, Parque Industrial, além de Nova Parnamirim e Parque do Jiqui respectivamente, serão iniciadas só após a divulgação do nome da empresa vencedora da licitação, que ocorrerá no próximo dia sete de fevereiro. O investimento para esse trecho é de pouco mais de 85 milhões, provenientes do Governo Federal, Caixa Econômica Federal e prefeitura.


Na primeira etapa serão duas elevatórias e uma de tratamento com capacidade de 18 litros por segundo de vazão média.

Nas bacias um e dois serão 17 estações elevatórias e uma de tratamento com capacidade de 412, litros por segundo de vazão média e mais de 60 litros por segundo de vazão máxima. Elas serão construídas em três módulos, cada um com 137,5 litros por segundo .

Serão no total 150 quilômetros de rede coletora de esgoto, ramais de condomínios e ligações individuais para atender a população. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, adiantou que até o fim deste mês será dado a ordem de serviço para as obras serem iniciadas. Ele declarou ainda que essa obra representa mais qualidade de vida para a população, principalmente ao que se refere as condições de saúde, redução de mortalidade infantil, melhora nas condições de abastecimento d’água, principalmente com a redução de nitrato, muito falada hoje em Natal.

Nenhum comentário: