03/06/2009

Parnamirim: Governo cederá licença ambiental para obras de saneamento

As obras de saneamento básico de Parnamirim vão ser retomadas.

A informação é do prefeito Maurício Marques (PDT), que na tarde desta segunda-feira(1) esteve reunido com a governadora Wilma de Faria para tratar da liberação da licença de operação que tramita no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) há mais de um ano.

A licença é o primeiro passo – e o mais importante - para a retomada do projeto de saneamento de 100% de Parnamirim, que está dividido em três etapas.

A primeira, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foi concluída no ano passado no bairro Liberdade.

A segunda é o da bacia do Centro e a terceira de Nova Parnamirim. Essas duas últimas vão custar mais de R$ 80 milhões, mas o dinheiro já foi contratado e está alocado na Caixa Econômica Federal.

Obra do século - O esgotamento sanitário de Parnamirim é uma obra gigantesca. São 500 quilômetros de rede, 21 sub-bacias e quatro estações de tratamento com capacidade para processar 1.000 litros de esgoto por segundo e 14 toneladas por dia de carga orgânica.

“É a obra do século”, conceituou o então prefeito Agnelo Alves, na solenidade de assinatura do convênio com a CEF, em janeiro do ano passado.

O sistema usa modernos métodos de tratamento, capazes de remover 99% dos coliformes fecais, 90% do teor de fósforo, 50% de nitrato amoniacal.

“Com isso, a possibilidade de lançar matéria orgânica no meio ambiente é praticamente zero”, concluiu a Acquatool, consultoria contratada para elaborar o estudo de impacto ambiental. O documento foi colocado em discussão numa audiência pública realizada em outubro do ano passado.

O sistema foi dimensionado para atender à expansão da cidade até 2027, quando Parnamirim deverá ter 400 mil habitantes caso continue o ritmo de crescimento populacional das últimas duas décadas.

Além da questão do saneamento, Maurício Marques tratou também com a governadora de outros assuntos de interesse do município, como a construção de casas, parceria na área da saúde e melhoria na segurança pública.

Nenhum comentário: