30/04/2008
PT PODERÁ INDICAR O VICE NA CHAPA DE MAURÍCIO EM PARNAMIRIM
27/04/2008
ENCONTRO ESTADUAL DO MPT AGITA PARNAMIRIM
23/04/2008
O nome político do amor
Por que o socialismo, em tese uma alternativa humanitária ao capitalismo, fracassou na Europa e na Ásia? O capitalismo teve a esperteza de, ao privatizar os bens materiais, socializar os bens simbólicos. De dentro do barraco de uma favela uma família miserável, desprovida de direitos básicos como alimentação, saúde e educação, pode sonhar com o universo onírico das telenovelas e ter fé de que, através da loteria, da sorte, da igreja que lhe promete prosperidade ou mesmo da contravenção, haverá de ter acesso aos bens supérfluos.
O socialismo cometeu o erro de, ao socializar os bens materiais, privatizar os simbólicos, e confundiu crítica construtiva com contra-revolução; cerceou a autonomia da sociedade civil ao atrelar ao partido os sindicatos e movimentos sociais; coibiu a criatividade artística com o realismo socialista; permitiu que a esfera de poder se transformasse numa casta de privilegiados distantes dos anseios populares; e cedeu ao paradoxo de conquistar grandes avanços na corrida espacial e não ser capaz de suprir devidamente o mercado varejista de gêneros de primeira necessidade.
Hoje, resta Cuba como exemplo de país socialista. Todos conhecemos os desafios que a Revolução enfrenta às vésperas de seu meio século de existência. Sabemos dos efeitos nefastos do bloqueio imposto pelo governo dos EUA e de como a queda do Muro de Berlim deteriorou a economia da Ilha.
Apesar de todas as dificuldades, nesses 49 anos a Revolução logrou assegurar a 11,2 milhões de habitantes os três direitos básicos: alimentação, saúde e educação. Elevou a auto-estima da cidadania cubana, que tão bem se expressa em suas vitórias nos campos da arte e do esporte, bem como na solidariedade internacional, através de milhares de profissionais cubanos das áreas da saúde e da educação presentes em mais de uma centena de países do mundo, em geral em regiões inóspitas marcadas pela pobreza e a miséria.
O socialismo cubano não tem o direito de fracassar! Se acontecer, não será apenas Cuba que, como símbolo, desaparecerá do mapa, como ocorreu à União Soviética. Será a confirmação da funesta previsão de Fukuyama, de que "a história acabou"; a esperança – uma virtude teologal para nós, cristãos – findou; a utopia morreu; e o capitalismo venceu, venceu para uns poucos – 20% da população mundial que usufrui de seus avanços – sobre uma montanha de cadáveres e vítimas.
Nós, amigos da Revolução cubana, não esperamos de Cuba grandes avanços tecnológicos e científicos, serviços turísticos de primeira linha, medalhas de ouro em disputas desportivas. Esperamos mais do que isso: a ação solidária de que falava Martí; a felicidade de um povo construída em base a valores éticos e espirituais; o princípio evangélico da partilha dos bens; a criação do homem e da mulher novos, como sonhava o Che, centrados na posse, não dos bens finitos, e sim dos bens infinitos, como generosidade, desapego, companheirismo, capacidade de fazer coincidir a felicidade pessoal com os sucessos comunitários.
Em resumo, almejamos que, em Cuba, o socialismo seja sempre sinônimo de amor, que significa entrega, compromisso, confiança, altruísmo, dedicação, fidelidade, alegria, felicidade. Pois o nome político do amor não é outro senão socialismo.
Frei Betto é escritor, autor de "A mosca azul – reflexões sobre o poder" (Rocco), entre outros livros.
NOME DA DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA SURGE COMO “CONCENSO” EM NATAL
Wilma admite: candidaturas de Rogério Marinho e Hermano Morais poderão ser retiradas.
A governadora Wilma de Faria admitiu agora, ao Blog, que tanto a candidatura do deputado Rogério Marinho (PSB), quanto a do vereador Hermano Morais (PMDB), poderão ser retiradas para que se encontre um nome de consenso capaz de unir os dois partidos.
Thaisa Galvão – Governadora, o que seria um consenso entre os dois partidos adversários?
Wilma de Faria – Seria abdicarmos de nossas candidaturas e apoiando um nome do PT.
TG – Quem seria?
WF - Não falamos de nomes. Tem que ser bom para os 3 partidos, o PSB, o PMDB e o PT.
TG – Está muito claro que nem Mineiro nem Virgínia unem o PMDB e o PSB...
WF – Mas podem surgir outros nomes. Um terceiro nome.
TG – O nome do secretário Ruy Pereira foi posto na mesa?
WF – Não falamos em nomes.
TG – E o da deputada Fátima Bezerra?
WF – Não vou citar nomes para não prejudicar ninguém. Ainda vamos conversar muito. Hoje tivemos uma longa reunião, de 3 horas, mas isso não se resolve em uma tarde. Ainda mais que eu nunca tinha conversado política com Garibaldi.
TG – Como a senhora avalia essa reunião?
WF – Muito interessante. Com todo mundo desarmado, sincero, preocupados mesmo em buscar um consenso.
TG – Governadora, e o nome do deputado Henrique Alves chegou a ser discutido.
WF – De jeito nenhum. A primeira coisa que Garibaldi disse foi que já tinha conversado com Henrique e ele disse que não tinha interesse.
TG – E o prefeito Carlos Eduardo, ele estaria nesse projeto?
WF – Claro, ele é um aliado. E quando ele veio conversar com Garibaldi me ligou antes e depois da conversa...
TG – A senhora já falou com ele?
WF – Ainda não porque saí da casa de Garibaldi direto pra duas audiências. Ia ligar pra ele agora, mas você foi mais rápida. Mas vou conversar agora com o prefeito Carlos Eduardo.
SEMANA DA CIDADANIA
13/04/2008
Fátima pede apoio para aprovar MP das enchentes
'Não tenho a menor dúvida de que esta Casa vai aprovar, o mais urgente, esta medida provisória para que esse dinheiro chegue o mais rápido possível aos estados do Nordeste. A governadora Wilma de Faria criou o Gabinete da Crise. As providências estão sendo tomadas. O Presidente Lula foi ágil, foi eficiente, chamou os governadores para debater os efeitos das enchentes.
Agora, o nosso papel, na condição de membros do Congresso Nacional, é aprovar essa medida o quanto antes e, inclusive, sugerir que os Ministros visitem as áreas afetadas.' ressaltou.
Para Fátima, as ações emergenciais devem ser feitas com rapidez e de forma integrada entre governos – município, Estado e governo federal – e a sociedade. 'Para amenizar o sofrimento daquelas famílias, essa situação exige o envolvimento de todos, desde a participação integrada das três esferas de governo, como também da sociedade civil organizada.', destacou."
Chapa: Virgínia prefeita; Hermano vice
De acordo com a informações de fontes petistas, a pré-candidatura de Virgínia Ferreira foi lançada com a sinalização clara do apoio do prefeito Carlos Eduardo. Segundo uma delas, a deputada Fátima Bezerra teria garantido ao partido a anuência do prefeito. A reunião servirá, portanto, para acertar os detalhes e o anúncio de aliança que já estaria, de acordo com informações de integrantes do PT, sacramentada desde quando começou a ser especulada. Além disso, o próprio Mineiro teria sido informado, na ocasião do lançamento de Virgínia, de que estava sendo trabalhada a referida chapa e desde o início não havia colocado nenhum empecilho.
Mineiro estaria disposto a abrir mão de sua candidatura diante da perspectiva de Virgínia Ferreira ter o apoio do prefeito. E já teria externado, inclusive, que se o acordo não prosperar, não vai para as prévias. Deixa que Virgínia seja a candidata do PT mesmo em uma eventual chapa puro-sangue. O adiamento das prévias do partido, inicialmente previstas para abril e depois remarcadas para o dia 18 de maio, teria sido feito, de acordo com as informações de bastidores, já com a intenção de que houvesse tempo para que os entendimentos fossem oficializados sem a necessidade da disputa interna.
No PT, o único grupo que estaria reticente quanto à formação da chapa PT/PMDB seria o ligado ao vereador Júnior Rodoviário sob a alegação de defesa da pré-candidatura de Fernando Mineiro. No entanto, de acordo com a mesma fonte do PT, o real motivo seria o fato de que algumas pessoas ligadas a Júnior Rodoviário são apontadas internamente como defensoras de um entendimento com o PSB em torno da candidatura do deputado federal Rogério Marinho. O próprio Mineiro não estaria mais preocupado, na realidade, em manter sua candidatura. Ele teria revelado a companheiros do partido que a aliança em torno de Virgínia já atingia seu objetivo, que era o de unificar o partido.
Hoje, tanto o senador Garibaldi Filho quanto o deputado Henrique Eduardo Alves seguem para São Paulo. Uma das fontes petistas aponta a cidade como provável local da reunião do grupo.
"Eduardo Suplicy irá palestrar em Natal"
Objetivando debater os mais importantes assuntos de interesse do municipalismo, a União Brasileira de Municípios(Ubam) estará promovendo nos dias 22 e 23 de maio o 4º Encontro Nordestino de Prefeitos, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra. A quarta edição do evento mantém uma tradição de participação da maioria dos Prefeitos da Região Nordeste, que hoje somam 1.787 ao todo. No encontro inicial, em 2005, realizado em João Pessoa, no Espaço Cultural, foi criada a União Brasileira de Municípios e, por aclamação, foi eleito presidente nacional, o municipalista, estudante de direito, Leonardo Santana e o vice Monaci Marques, prefeito do Município de Vista Serrana, além de uma diretoria representada por vários prefeitos do Nordeste, a exemplo de Rúbens Santana(Tucano-BA), Socorro Waquim(Timom-MA), Ângela Lira(Estrela das Alagoas-AL), Francisco Chagas(Rio do Fogo-RN) entre outros. No 4º Encontro Nordestino de Prefeitos, a programação está muito rica, do ponto de vista participativo e de interesse dos Prefeitos, disse Leonardo Santana, presidente da Ubam, pois, segundo ele, um dos temas mais importantes do evento será a “Conduta Vedada”, que será debatida com a participação de um jurista representante do TSE. Outro tema que alcançará um público incontável será a “Improbidade Administrativa”, que será abordado pelo Senador Eduardo Suplicy do PT-SP. Segundo Leonardo, a improbidade administrativa significa a maior fuga aos princípios éticos de gerir uma prefeitura, a qual pode, não só tornar inelegível o infrator, como pode levá-lo à cadeia, pois o dinheiro do povo deve ser administrado com retidão.
Agnelo diz que Carlos Eduardo está “entrosado” com o PSB - Nominuto.com
Prefeito de Parnamirim não esconde preferência pela pré-candidata do PT, Virgínia Ferreira.
Na condição de pai de Carlos Eduardo, Agnelo não só ouve como também aconselha na questão pela sucessão da Prefeitura de Natal.
O prefeito parnamiriense não escondeu a simpatia pelo nome da pré-candidata petista, a secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira. “Virgínia seria uma grande prefeita.
Meu anseio é de que o candidato apontado por Carlos Eduardo tenha o perfil dela. Ele está entrosado com o PSB e eu acho que ele vai escolher o melhor candidato”, revelou.
A declaração de Agnelo reforça a matéria da edição deste sábado (12) do Nasemana, que analisa a uma possível união entre as duas maiores lideranças de Natal com a apresentação de uma chapa majoritária encabeçada por um indicado de Wilma – no caso, o deputado federal Rogério Marinho (PSB) – tendo um vice de Carlos Eduardo – que seria a própria Virgínia.
2010
O prefeito de Parnamirim disse ainda não acreditar que seu filho cairá no esquecimento da população, já que, até as eleições de 2010, serão dois anos sem exercer mandato eletivo. Mesmo assim, Agnelo acha que não é necessário que Carlos Eduardo ocupe um cargo na administração da governadora.
“Para uma questão de sobrevivência financeira e política, ele não precisa ocupar nenhum cargo administrativo. Os políticos dizem que o povo tem memória curta, mas não é verdade. Garibaldi (PMDB), por exemplo, passou dois anos no limbo e foi eleito senador”, explicou.
Agnelo finalizou garantindo que caso Carlos Eduardo saia mesmo candidato ao governo do estado em 2010, ele participará ativamente da campanha.
CHÁ DAS MULHERES COM MARIA
Com desfile de moda, sorteio de brindes preciosos, música ao vivo e muita alegria a equipe de organização conseguiu juntar cerca de 500 mulheres.
Elas estão de parabéns, o evento foi um sucesso.
Adorei participar dessa grande festa.
12/04/2008
Compartilhando alegrias.
34 pessoas de onze municípios do RN foram aprovadas, num universo de 6.500 pessoas: a região metropolitana esta muito bem representada.
Em Parnamirim verifiquei que somos em cinco pessoas, conforme segue:
FRANCISCO DA ROCHA BEZERRA JÚNIOR
JOSIANE BEZERRA TIBÚRCIO
MÁRIO SÉRGIO LIMA CORREIA
TÉRCIA MARIA BULHÕES CORREIA
VINICIUS PESSOA ALBINO
Espero como resultado dessa formação, poder contribuir de forma mais qualificada na reflexão sobre o Plano diretor da cidade de Parnamirim.
Nós que fazemos o CEDAS procuramos está sempre envolvidos com a construção participativa do desenvolvimento social e sustentável da cidade que vivemos.
11/04/2008
Audiência sobre as enchentes em Macau
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente apresentou a seguinte pauta de reivindicações para resoluções urgentes:
1. Rompimento da tubulação do saneamento básico, cujos dejetos estão sendo jogados no estuário provocando a desagregação dos pescadores;
2. Abastecimento d'água interrompido no mesmo trecho, impedindo o serviço aos moradores de Ilha de Santana e adjacências;
3. Compensação financeira aos pescadores prejudicados enquanto perdurar os problemas ambientais acima citados;
4.Realização de um estudo pela COVISA, IDEMA e vigilância sanitária para diagnosticar o impacto ambiental/social na área afetada;
5. Permanência dos serviços de transporte e abastecimento às populações atingidas até a solução do problema;
6. Perdão das dívidas junto ás instituições financeiras dos pescadores afetados.
Como cidadã Macauense,
Como filha e irmã de pescador
Como és funcionária da Henrique Lage
Solidarizo-me com os pescadores, com os trabalhadores do sal, com a população de Macau que sentirá na pele os impactos desse momento. Espero que as autoridades municipais, estaduais e federais tomem as providências necessárias para garantir a qualidade de vida da população Macauense.
01/04/2008
56 anos da Paróquia de Parnamirim
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima é um exemplo de “semente” que germinou e deu bons frutos. No seu 56 º ano de vida, festejamos não só seu aniversário, mas também todos os frutos que temos colhidos, ao longo de sua existência. Antes mesmo de Parnamirim se emancipar e se tornar uma cidade, a nossa Paróquia já estava a semear no coração das pessoas as palavras generosas de Jesus Cristo, era a “boa nova” que chegava trazida pelos missionários de Cristo, semeadores do evangelho.
“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jô. 10.10)
Nesses anos todos, os semeadores têm se multiplicado, hoje são milhares de semeadores, entre estes, estão nossos sacerdotes, diáconos, Irmãs e leigos, entre estes amorosos irmãos, destaco a figura de Padre Murilo que comemorou na última semana, 10 anos como pároco de Parnamirim. Padre Murilo que veio contribuir para o fortalecimento da idéia de uma Igreja voltada, prioritariamente, para os pobres, para os explorados, para os que têm fome.
Nesse dia, chamamos à reflexão sobre o papel da nossa Igreja e, especialmente, sobre a nossa paróquia como espaço de evangelização e de testemunho de nossa fé. Quantas pessoas já foram “agasalhadas” do frio? Quantos missionários da fé cristã abriram mão de seus dias de descanso para se dedicar às obras de caridade? Quantas famílias que padeciam na fome foram alimentadas? Perdemos a conta! Essa dedicação ao bem estar do próximo é o fertilizante desse lindo “pomar” que se tornou a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Parabéns para nossa Paróquia e ao povo de Deus que a conduz e que por ela é conduzido!
Essa é a minha singela homenagem a todos e todas que, como eu, acreditam que um mundo mais justo e igualitário é possível!