13/04/2008

Chapa: Virgínia prefeita; Hermano vice


A Uma reunião entre a cúpula do PT, o PMDB e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB), acontecerá nos próximos dias para discutir detalhes da chapa que deverá ter a secretária municipal de Planejamento Virgínia Ferreira (PT) como candidata a prefeita da capital e o vereador Hermano Morais (PMDB) como vice. Uma fonte do PT afirmou que o encontro será sediado em outro estado por motivo de agenda do presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), e com o objetivo de manter o sigilo. Deverão participar da conversa, pelo PMDB, Garibaldi, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, e pelo PT a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro e Virgínia Ferreira.

De acordo com a informações de fontes petistas, a pré-candidatura de Virgínia Ferreira foi lançada com a sinalização clara do apoio do prefeito Carlos Eduardo. Segundo uma delas, a deputada Fátima Bezerra teria garantido ao partido a anuência do prefeito. A reunião servirá, portanto, para acertar os detalhes e o anúncio de aliança que já estaria, de acordo com informações de integrantes do PT, sacramentada desde quando começou a ser especulada. Além disso, o próprio Mineiro teria sido informado, na ocasião do lançamento de Virgínia, de que estava sendo trabalhada a referida chapa e desde o início não havia colocado nenhum empecilho.

Mineiro estaria disposto a abrir mão de sua candidatura diante da perspectiva de Virgínia Ferreira ter o apoio do prefeito. E já teria externado, inclusive, que se o acordo não prosperar, não vai para as prévias. Deixa que Virgínia seja a candidata do PT mesmo em uma eventual chapa puro-sangue. O adiamento das prévias do partido, inicialmente previstas para abril e depois remarcadas para o dia 18 de maio, teria sido feito, de acordo com as informações de bastidores, já com a intenção de que houvesse tempo para que os entendimentos fossem oficializados sem a necessidade da disputa interna.

No PT, o único grupo que estaria reticente quanto à formação da chapa PT/PMDB seria o ligado ao vereador Júnior Rodoviário sob a alegação de defesa da pré-candidatura de Fernando Mineiro. No entanto, de acordo com a mesma fonte do PT, o real motivo seria o fato de que algumas pessoas ligadas a Júnior Rodoviário são apontadas internamente como defensoras de um entendimento com o PSB em torno da candidatura do deputado federal Rogério Marinho. O próprio Mineiro não estaria mais preocupado, na realidade, em manter sua candidatura. Ele teria revelado a companheiros do partido que a aliança em torno de Virgínia já atingia seu objetivo, que era o de unificar o partido.

Hoje, tanto o senador Garibaldi Filho quanto o deputado Henrique Eduardo Alves seguem para São Paulo. Uma das fontes petistas aponta a cidade como provável local da reunião do grupo.

Jornal de Hoje - 10/04/2008

Nenhum comentário: