23/02/2009

Kassab e Serra são vaiados pelo público no Anhembi


A popularidade do prefeito Gilberto Kassab e do governador José Serra não andam das melhores. Ambos chegaram juntos ao Sambódromo do Anhembi, onde acompanharão a primeira noite de desfiles em São Paulo no camarote da Prefeitura, e foram vaiados pelo público presente nas arquibancadas tão logo começaram a andar pelo sambódromo. Ainda assim, tanto o prefeito quanto o governador - cercados de seguranças - estavam sorridentes e acenavam principalmente para os camarotes do Anhembi. Algumas pessoas, no entanto, aplaudiram os dois.

- Tem quem goste e tem quem não goste. É natural - disse Kassab.

O governador José Serra diz que não ouviu vaias nem aplausos.

16/02/2009

Parnamirim: Prefeito Maurício Marques vai desapropriar terreno para a construção de um Cefet


A Prefeitura de Parnamirim vai desapropriar um terreno de 64 mil metros quadrados para a construção de uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).A proposta foi discutida esta semana entre o prefeito Maurício Marques e a deputada Fátima Bezerra.

A construção do Cefet de Parnamirim tem um custo estimado de R$ 4 milhões.Na conversa com Maurício, Fátima tratou também de outras parcerias do governo federal com o município.O prefeito disse que dará prioridade, nos quatro anos de mandato, à melhoria da qualidade na Educação.“Este ano, a rede municipal de ensino terá quase 28 mil estudantes”, frisa o prefeito.

13/02/2009

PARNAMIRIM:PADRE MIGUEL É O NOVO SECRETÁRIO ADJUNTO DA EDUCAÇÃO




O PT avança em Parnamirim e emplaca Padre Miguel Secretário Adjunto da Educação. É um grande avanço para o PT e para a educação parnamirinense a chegada do Padre Antonio Miguel em uma pasta prioritária como é a da educação.

O Padre Antônio Miguel Foi professor, antes do sacerdócio e, atualmente é concluinte do curso de direito na UNP.

Parabéns padre, essa vitória também é nossa!

10/02/2009


Nesse dia que marca o aniversário de 29 anos do PT, deixo aqui a minha sincera homenagem a todos/as aqueles/as que fazem o Partido do Trabalhadores.


Lembro com muito carinho de como fui fisgada para o PT. Lembro das muitas atividades que participei para conhecer a conjuntura, a formação.....a historia do PT, conheci muitas pessoas. Gente que como eu, sonha em ver acontecer um mundo mais justo e igualitário....que não se deixa intimidar pelos "poderosos", pois como falei em textos anteriores o PT deu voz e vez aos trabalhadores.


Fui embalada por músicas como: "Caminhando e cantando", "Ileaô" e tantas outras que nos motiva a seguir o caminho " Sem medo de ser Feliz".

Temos realmente muito a comemorar......os avanços que o nosso governo vem conseguindo me deixa muito orgulhosa de fazer parte dessa historia.


Estive conversando com os amigos sobre a Educação, o quanto era dificil no nosso tempo(olha que nem faz tanto tempo assim) um pobre ingressar na universidade e sobre a oportunidade que o PROUNI vem dando a tantos jovens em todo o pais.


E o Bolsa Família......vamos ver a geração do bolsa familia daqui alguns anos: quando os nossos adolescentes certamente estarão mais qualificados e educados.......afinal não é só receber a contribuição financeira é garantir a educação(presença da criança na escola), e a saúde das crianças(vacinação em dias) e os pais que são beneficiarios também tem a oportunidade de participar de qualificação profissional, isso sem falar no impacto que ocorre na Economia Local e nacional.

Quando vejo O Projovem Rural, o Projovem adolescente,,,,,,,,,,,,,,o Projovem urbano, fico muito feliz de dizer que estamos participando ativamente dessa construção.


E os programas da Economia Solidária voltados para o fortalecimento dos grupos de produção, das associação e cooperativas.............e quando conseguimos ver os vanços na prática de grupos como a Associação de Artesãos de Mãe Luiza, a Rede abelha, a Rede de Sonhos, Rede xique-xique e tantos outros no nosso RN, ver essa idéia avançando a partir de investimento do Governo Federal..........fico assim............muito feliz de colocar a estrela no peito e dizer eu faço parte do PT.
Outro dia vendo o livro de Frei Betto "A mosca Azul", vendo as reflexões que ele faz sobre a militancia, sobre a historia do nosso partido, sobre o movimento social e a importancia de estarmos no governo, fico imaginando que temos muitos desafios.........desafios que nos chamam a responsabilidade politica de continuar construindo caminhos para construir essa sociedade Socialista que tanto sonhamos.
Leonardo Boff fala das Virtudes de um outro mundo possivellllllllll, precisamos acolher bem, precisamos conviver, respeitar e tolerar, comer e beber juntos numa perspectiva de vivermos em paz. Mas não podemos esquecer quais são nossos objetivo e ir adiante.
Enfim Feliz Aniversário eeeeee parabéns a todo/as nós que fazemos militancia no Partido dos Trabalhadores.
o que significa companheiros e companheiras que o momento agora é de festejar......mais que precisamos ir adiante, criando espaços para formação de novas lideranças politicas,,,,,,,,elaborando e estudando novas saídas para melhorar a vida do povo.









PT comemora 29 anos com ato político e festa em Brasília

O Partido dos Trabalhadores comemora hoje 29 anos, com ato político seguido de jantar para 1.200 pessoas em Brasília.
O ato, que aconteceria às 16h na Câmara dos Deputados, foi transferido para as 20h no local do jantar - na Villa Rizza (Clube Montelíbano), Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conjunto 3.
Além do ato político e do jantar, a festa de aniversário terá show musical com cantor e compositor Lázaro do Piauí e banda.

DIVALDO FRANCO FOI HOMENAGEADO POR CORDELISTA DO RN



Entrevista com: Marciano Medeiros

Josiane- Como surgiu à idéia de fazer esse cordel sobre a vida de Divaldo Franco?

Marciano-Nasceu da admiração que tenho pelo trabalho desse confrade, que é o maior expoente na divulgação do espiritismo nos tempos atuais, principalmente através da oratória. Seu labor é apostolar, lembrando os tempos do Cristianismo nascente, a escritora Suely Caldas Shubert, foi muito feliz ao escrever uma biografia de Divaldo Franco, chamando-o “Semeador de Estrelas”. É exatamente isso que esse médium tem feito por mais de sessenta anos, semeado estrelas e levado aos cinco continentes o archote da fé, sendo um bandeirante da imortalidade nos tempos modernos.

Josiane-De onde surgiu seu interesse pelo folheto de cordel?

Marciano-Trata-se de uma influência deixada por meu pai, hoje desencarnado, que durante minha infância ficava cantando folhetos, deitado numa rede, quando morávamos na pequenina cidade de Serra de São Bento/RN. Ali, o na época jovem, Joca de Zé Bisel, cantava numerosas estórias rimadas. Eu fiquei com aquilo na lembrança, agora a poucos anos meus irmãos começaram a comprar títulos escritos por Leandro Gomes de Barros e outros autores, então ressurgiu meu interresse pelo cordel. Esse folheto: Divaldo Franco, Um Embaixador da Paz, já é a minha sexta publicação.

Josiane-Você fez um relatório da Vida de Divaldo Franco no texto, isso é uma inovação, biografia em cordel? Aproveite para fazer suas considerações finais.

Marciano-Não, várias pessoas tem feito cordéis biográficos. Torna-se algo prático, mais fácil de publicar e por ser rimado, fica de agradável leitura. O Jornal de Hoje, publicou uma excelente reportagem no caderno de cultura, escrita pela jornalista Daniela Pacheco, oferecendo ótima oportunidade para mostrar a face real da nossa doutrina e mencionar fora da imprensa Espírita, o trabalho desenvolvido por Divaldo. Para finalizar quero agradecer a presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, Sandra Borba, pelo apoio que dela recebi e estender essa gratidão ao publico que prestigiou nosso singelo e modesto folheto. Que Deus e os bondosos Espíritos nos mantenham no caminho da paz e da renovação.


09.02.09 - BRASIL Brasil - O trem da juventude
João Santiago *



Adital - Precisará de um combustível. Vamos usar carvão vegetal? Diesel? Álcool? Gasolina? Não! Nosso combustível deve ser ecológico e renovável. Gerar vida e não morte; Precisará de um trilho. Qual será a bitola, a medida desse trilho? Será a medida de nossos sonhos! Não podemos nos deixar guiar nem instrumentalizar, seja qual for à justificativa;Precisará de maquinistas. Que sejam amorosos, que saibam com clareza qual é o sentido de nosso trem. De nossos sonhos, de nossa luta. Para tanto, precisa de uma metodologia libertadora, humanizadora, de formação e mobilização. De uma teologia da libertação, que ensine a amar e não a ter medo;Precisará de estações. Onde uns descerão e outros subirão. Livremente! São paradas para abastecer, para descansar, para refletir. São a confirmação do direito universal de ir e vir, negado a tantas pessoas, sobretudo jovens do meio popular; Precisará de manutenção. De revisão, de reforço didático e metodológico. De conteúdos que sejam construídos por todos os passageiros. De sustentabilidade, que, mais que recursos, contenha comunicação e dialogicidade. De educação para a liberdade; Precisará de um ritmo. Que atenda e respeite os mais variados ritmos e tempos de seus diversos passageiros. Que saiba o tempo de correr e o tempo de parar. O tempo de dobrar os joelhos e fechar os olhos e o tempo de arregaçar as mangas e lutar. O tempo de ouvir e o tempo de falar;Precisará de sinais. Quais serão os sinais que nos orientarão no percurso? Apontando os perigos, os desafios, as conquistas e avanços? Para não ficarmos excessivamente otimistas e perdermos o senso crítico, mas também não nos perdermos nas críticas vazias e genéricas. Ambas têm o poder de afastar pessoas;Precisará de janelas. Que possibilitem a entrada de ar fresco e refrescante. A brisa e o cheiro de nossas matas, rios e terras. O perfume de nossas flores, a beleza de nosso céu. Janelas que nos permitam namorar a vida. Aprender e ensinar com outras pessoas. Com outras pastorais. Com outros movimentos. Com outros passageiros de outros trens, que deslizam sobre outros trilhos, mas que buscam a mesma estação final. A sociedade justa e solidária;Precisará de eixos. Bem dimensionados, que suportem o peso de nossas utopias. De nossas ousadias e indignações. Eixos temáticos que abriguem e articulem nossos conteúdos, nossos princípios e nossa diversidade étnico/cultural. Que carreguem bem juntinhas, a fé e a vida;Precisará de buzina. Para buzinar forte. Apitar alto a todos os ouvidos, quando algo ou alguém, ameaçar a vida, nosso bem maior. Quando a vida humana for desumanizada. Quando as pessoas, a terra, os rios e as fontes forem mercadorizadas. Mas também para celebrarmos, aos quatro ventos, nossas alegrias. Cantar nossos louvores;Precisará de pontes. Que sejam firmes e fortes. Na fé e na ideologia. Que nos liguem aos abismos sociais. Que acabem com os isolamentos e com as ilhas sociais. Que nos levem da indiferença e do comodismo ao engajamento. À solidariedade e à indignação. Que nos traga sempre nova, a esperança. Fresca, viçosa e autônoma como a brisa de cada manhã;Precisará de faróis. Que iluminem nossos trilhos e destinos. Qual a lua clara sobre o mar, desvelem as realidades obscuras que naturalizam injustiças e opressões. Que iluminem os porões do autoritarismo, do moralismo e dos medos e aponte para o Reino de Deus pregado pelo jovem Nazareno. Que seja uma espiritualidade capaz de humanizar a vida e as relações. Que comunique o mistério e nos leve ao encontro com o sagrado. Que nos ajude e ensine a pensar e não nos transmita apenas pensamentos prontos. Que clareie o jeito de ser igreja povo de Deus, igreja libertadora, gestada no Concílio Vaticano II e parida em Medellín e Puebla;Precisará de uma sombra. De uma árvore onde faremos poesia, namoraremos e afetivamente faremos amor. Onde tiraremos as sandálias e descansaremos e de onde retomaremos a caminhada. Onde cantaremos salmos e reabasteceremos nossas forças. Essa árvore só pode ser a da juventude plena que é Deus.

Brasília, 01 de Fevereiro de 2009.[O autor assessorou a oficina "Juventude e Educação Popular" no III Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular, em Bom Jesus da Lapa, Bahia. É autor do Livro "Vida e Poesia" entre outros].
* Teólogo, Poeta e Militante. Educador Popular

09/02/2009

Parabéns Luiza



Ultimamente tenho pensado seriamente sobre as mil razões para viver..........



Venho refletindo sobre as relações que se estabelecem no nosso cotidiano.

Ontem fui convidada a participar do aniversário da minha amiga Luiza, mulher forte, corajosa, sonhadora, persistente, uma mãe cuidadosa, uma amiga dedicada, uma militante de primeira.

Por um momento do dia parecia que eu não sairia de casa, mas resolvi:

Preciso ir compartilhar desse novo momento na vida de Luiza, temos muito a comemorar: Emprego público, caloura na UFRN no curso de Serviço Social, casa reformada, e uma Associação indo de vento em polpa.

Primeiro desafio chegar na casa,,,,,,,,,,,peguei o alternativo linha C, desci na parada do Shopping e fui esperar o 33.... descobrir que passear na rota do 33 é bom demais para acalmar.........Só de ver aquele mar bem azulzinho........aquele sol radiante, fiquei pensando sobre o tempo que moro por aqui e nunca parei para saborear essa natureza maravilhosa que temos a nossa disposição.

Cheguei na casa de Luiza e encontrei pessoas maravilhosas como D. Nova, Sr Paulo e Esposa, Bia que está se tornando uma moça muito bonita entre outras presentes no almoço.

Gente Vcs precisam ver a vista de cinema que ela tem no quintal, o mar e o farol de Mãe Luiza...imagine a lua cheia...... é pra poucas pessoas.

Ela completou ano e quem ganhou o presente foi eu....pois foi um domingo diferente, enfim uma oportunidade de conhecer novas pessoas, de conversar sobre a comunidade, sobre o grupo, de visitar a sede da Associação de Artesãos de Mãe Luiza, de cantar parabéns e se dar o luxo de ser o que é.

Me deu muito orgulho de ver a comemoração de mais uma primavera de Luiza e de ver o resultado do seu trabalho.


Amiga você vai longe............Feliz Aniversário............tudo de bom pra vc.......





Poema de amizade

Amizade torna os fardos mais leves porque os divide pelo meio.
A amizade intensifica as alegrias,elevando ao quadrado, na matemática do coração.
A amizade esvazia o sofrimento porque a simples lembrança do amigo acalma com jeito de talco na ferida.
A amizade ameniza as tarefas difíceis porque a gente não as realiza sozinho: são dois cérebros pensando e quatro braços agindo.A amizade diminui distâncias.
Embora longe, o amigo é alguém perto de nós.
A amizade enseja confidências redentoras;
problema partilhado, percalço amaciado,felicidade repartida, ventura acrescida.
A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano.
A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.
O amigo é a outra metade da gente; o lado claro e melhor.
Sempre que encontramos um amigo,encontramos um pouco mais de nós mesmos.
O amigo revê, desvenda, conforta.
É uma porta sempre aberta em qualquer situação.
O amigo, na hora certa, é sol ao meio-dia,estrela na escuridão.
O amigo é bússola e rota no oceano,porto seguro na tribulação.
O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.
(Autor desconhecido)

06/02/2009

LIDERES SULAMERICANOS HOMENAGEIAM "CHE"

ACONTECEU NO FORUM SICIAL MUNDIAL: CHAVES, CORREIA E LUGO NA COMPANHIA DA FILHA DE GUEVARA,CANTAM, HOMENAGEANDO "CHE". DÁ UM ORGULHO DANADO VER A NOSSA AMÉRICA DO SUL GOVERNADA POR GENTE DE VERDADE, DE "CARNE E OSSO".

04/02/2009

Oportunidade



EDITAL DE SELEÇÃO – 01 de 2009

 

A ASSOCIAÇÃO DE APOIO ÀS COMUNIDADES DO CAMPO DO RN - AACC, que tem como missão “Contribuir com a autodeterminação das agricultoras e agricultores familiares do Rio Grande do Norte através dos processos de agroecologia, economia solidária e convivência com o semi-árido” está selecionando 02 (dois/duas) profissionais para desenvolver ações que venham fortalecer sua missão institucional.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

 

O envio de documentos poderá ser realizado através de carta registrada, e-mail (aaccrn@aaccrn.org.br) ou entregue na recepção da AACC no escritório de Natal-RN. Os currículos enviados através de fax não serão considerados.

Será emitida pela AACC/RN uma mensagem de confirmação do recebimento. Se a mensagem não for recebida em 48h, entre em contato com Bethânia Lima pelos telefones (84) 3211-6131/3211.6415.

 

PRAZOS

 

·                                 Recebimento dos documentos até: 13 de fevereiro.

·                                 Seleção dos currículos e propostas : 16 e 17  de fevereiro.

·        Entrevista em Natal: 19 de fevereiro

·                                 Resultado final da seleção: 20 de fevereiro.

·                                 Início do trabalho: 23 de fevereiro

·                                 OBS: As pessoas selecionadas para entrevista terão os nomes disponíveis no site da AACC. Também serão avisadas através do email e contato telefônico. 

 

ENVIO DE CURRÍCULO DEVE

CONTER QUAL A VAGA NO ASSUNTO OU ENVELOPE:

 

Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN – AACC/RN

Rua Doutor Múcio Galvão, 449               Bairro: Lagoa Seca

Cep: 59.022-530                             Natal/RN

Fones - (84) 3211-6131

E-Mail: aaccrn@aaccrn.org.br

Sitio: www.aaccrn.org.br

                       

 

Vaga 01 – ANIMADOR DO PROGRAMA 1 MILHÃO DE CISTERNAS - P1MC

 

Atribuições:

 

1.                              Visitar diariamente, bem como fazer acompanhamentos ás comunidade da zona rural e comissões municipais;

2.                              Mobilizar e acompanhar as famílias rurais envolvidas com o programa;

3.                              Acompanhar as atividades do programa, tais como: cursos de Gerenciamento em Recursos Hídricos , capacitações de pedreiros e encontros Microrregionais;

4.                              Orientar as famílias quanto ao recebimento do material de construção das cisternas;

 

Escolaridade:

 

·         Nível Médio.

 

Perfil exigido:

 

·                                 Facilidade para relacionar-se em equipe;

·                                 Conhecimento básico em informática

·                                 Sensibilidade para trabalhar com comunidades rurais;

·                                 Ser dinâmico(a);

·                                 Facilidade de comunicação;

·                                 Disponibilidade e flexibilidade para viagens;

·                                 Possuir carteira nacional de habilitação;

·                                 Não ser funcionário público, ainda que em regime de licença sem vencimento;

  

Condições de trabalho

 

l        Carga Horária: 40 horas semanais.

l        Regime de CLT (carteira assinada)

l        Salário: R$ 900,00.

l        Período probatório: 3 (três) meses e contratação pela CLT.

 

VAGA 02 – ESTÁGIO EM GESTÃO

FINANCEIRA E ADMINISTRIVA

 

Atribuições:

 

l        Trabalhar como auxiliar no setor administrativo e financeiro, mantendo o controle, rigoroso de todas as variáveis desse segmento.

l        Conhecer rotinas administrativas, financeiro, contábil, para facilitar a organização dos processos de compras, pagamentos, e contratações de serviços.

l        Responsabilizar-se pela manutenção da contabilidade atualizada.

 

Escolaridade:

 

·         Nível Médio concluído

·         Cursando nível superior

 

 

Perfil exigido:

 

l        Estar cursando administração, ciências contábeis ou áreas afins e ter experiência em administração financeira e contábil;

l        Domínio das rotinas financeiras e administrativas;

l        Habilidade para negociação;

l        Experiência de gestão de projetos públicos;

l        Habilidade para lidar com situações de conflitos;

l        Capacidade de liderança, espírito de equipe e orientação para resultados;

l        Capacidade de escrita (Textos e Relatórios), de comunicação e articulação com parceiros públicos e privados e de sistematização das informações;

l        Habilidade em informática (Word/Internet/Excel); disponibilidade para:

_ Participar de treinamentos quando se fizerem necessários;

_ viagens e deslocamentos eventuais;

 

Condições de trabalho:

 

l        Carga Horária: 36 horas semanais.

l        Regime de estágio remunerado

l        Salário: R$ 500,00.

l        Período probatório: 3 (três) meses.

PROPOSTAS DA ECONOMIA SOLIDARIA NO FSM



Frente à crise econômica internacional afirmamos que a economia social e solidária é uma das estrátegias que vem permitindo e crescimento econômico sustentável, parte da construção de um novo modelo de desenvolvimento que é centrado no bem estar das pessoas nos 5 continentes.

Nós, trabalhadoras, trabalhadores e militantes do movimento de Economia Solidária, fazemos as seguintes propostas:

1 - No contexto de crise mundial, mais que nunca as práticas econômicas alternativas respondem através de suas experiências com novos instrumentos de finanças sociais e solidárias. É portanto fundamental reconhecer e apoiar a criação de laços cada vez mais fortes entre a economia, sustentabilidade e as finanças solidárias.

2 - É necessário resgatar o papel da FAO dentro do sistema ONU de garantir o direito a alimentação  através  de recomendação de incremento da produção de alimentos oriundos da agricultura familiar e da economia solidária também como forma de promoção de outro modelo de desenvolvimento, com trabalho e justiça frente ao aumento do desemprego no mundo.

3 - Temos que dar maior importância política e  coerência prática na  construção material do Fórum Social Mundial, garantindo cada vez maior participação de empreendimentos solidários, de agricultura familiar local, de materiais de baixo impacto ambiental, entre outros, na infra-estrutura das  edições futuras  do FSM. 

4 - Recomendamos a criação de uma articulação de organizações que atuam com tecnologias da informação / mídias livres para elaborar uma solução tecnológica via web que permita intercâmbios econômicos solidários locais e internacionais com base em sistemas já existentes.

5 - Na construção das futuras edições do FSM, reconhecendo o aporte da Economia Social e Solidária no seio desta globalização da solidariedade, recomendamos que o território da Economia Social e Solidária fique próximo geograficamente às grandes temáticas, na construção dos territórios através das afinidades.

6 - Defendemos o apoio e mobilização pelo projeto de Lei da Merenda Escolar Brasileiro, que garante que pelo menos 30% da merenda seja comprada de empreendimentos locais da agricultura familiar e de Economia Solidária, o que implica numa ação estratégica na defesa da segurança alimentar e nutricional, e de outro modelo de desenvolvimento: local, solidário, sustentável e culturalmente diverso.

7 – Propomos o lançamento de uma campanha mundial por compras públicas e pelo consumo ético e responsável de produtos e serviços da Economia Solidária e Agricultura Familiar, além de denunciar os danos e impactos que advém do consumo de produtos das empresas capitalistas e corporações multinacionais.

8 – Nos somamos aos demais movimentos sociais de todo o mundo em suas lutas pela dignidade humana, o bem-viver, a emancipação dos povos e a transformação do atual modelo de desenvolvimento.


02/02/2009

Mais de 4000 jovens dizem não a Transposição do São Francisco

           

 Movidos pela mística que embalou os 5 dias de Congresso da PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular no Santuário do Bom Jesus da Lapa às margens do rio São Francisco, mais de 4000 jovens disseram não a Transposição do rio São Francisco. Estes jovens vieram de várias partes do Brasil, e o objetivo era celebrar os 30 anos de história e vida desta pastoral que fez e faz história no Meio Popular.

 

Foram momentos marcantes de trocas de conhecimento, que foram animados pela fé em um Mundo mais justo e humano. No momento em que milhares de pessoas se reúnem em Belém no Fórum Social Mundial, os jovens organizados na PJMP dão um grande exemplo de esperança, e mostram que estão em sintonia com as lutas por uma nova sociedade. Muitos destes jovens participaram de uma atividade como o Congresso pela primeira vez, mas percebe-se que todos saíram da Lapa com o coração preenchido e com a consciência de que só a luta muda a vida e de que um outro Mundo é possível.

 

Dentre os importantes momentos do Congresso, a realização das oficinas temáticas foi um espaço especial, onde os jovens puderam debater temas como: ética, trabalho, meio ambiente, São Francisco, a história da PJMP, cultura dentre outros. Ricos espaços de troca dos conhecimentos trazidos por cada jovem, e que aqui se somaram a realidade da Bacia do São Francisco com suas contradições e riquezas.

            As culturais sempre muito animadas fizeram com que os jovens percebessem a importância da Festa para as lutas no Meio Popular. Foram muitos os artistas que se apresentaram e o ambiente festivo foi do Rock franciscano da Banda Mourão de Previntina, passando pelo Coco de Embolada de Pernambuco as belas canções de Paulo Gabiru e Juraildes da Cruz, a participação dos artistas Lapenses merece destaque e o belo show da Banda Fé e Axé fez todos pularem ao som do “Ileaô, Ileaô a Juventude é a Bandeira do Amor...”.

 

            Hoje com muita animação e sem medo do sol forte, mais de 4000 jovens tomaram as ruas de Bom Jesus da Lapa apresentando a população a síntese do que foram os 5 dias de Congresso. O que se via era o compromisso assumido e a esperança de que a PJMP continue firme na caminhada, com o ideal histórico com que foi criada há 30 anos. A caminhada levou os jovens a ponte sobre o rio São Francisco, onde com palavras de ordem e muita animação apresentou-se os sonhos destes jovens e o repúdio aos inúmeros ataques a juventude, além do forte grito contrário a Transposição do São Francisco. Num ato de fé os jovens doaram um “gole d`água” ao rio que sofre com inúmeras mazelas.

           

O Congresso se encerra, mas a esperança de que a juventude organizada é instrumento de transformação está mais reforçada e a PJMP com os seus 30 anos de história mais madura e fortalecida. Como se sabe “o caminho se faz ao caminhar” e é com este espírito que os jovens saem da Lapa e retornam para as suas bases a fim de colocar em prática os ideais traçados neste Congresso.   O tripé: “Muita luta, Muita reza e Muita Festa”soma-se ao lema “Está é a nossa conduta: é luta, é luta, é luta...” e orienta os jovens na práxis do trabalho no meio popular.

 

Samuel Britto, Comissão Pastoral da Terra da Bahia – Projeto São Francisco – CPP/CPT