08/05/2009

II CONFERENCIA ESTADUAL DE POLITICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL





Aconteceu no período de 28 a 30 de abril de 2009, no Hotel Praia Mar Hotel em Natal a II Conferência Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial, a cidade de Parnamirim enviou uma caravana de 15 delegados.
O objetivo da Conferência foi refletir sobre os objetivos e perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, fazendo uma análise da realidade brasileira a partir dos impactos das Políticas de Promoção da Igualdade Racial implementadas e da estruturação do FIPIR nos estados e municípios brasileiros.
A Conferência tratou de temas prioritários da Secretária de Promoção de Políticas de Promoção da Igualdade Racial como quilombos, educação, trabalho e renda, segurança pública, saúde e relações internacionais.
Foi socializado a Agenda Nacional com o Plano de Ação de Durban e foi ressaltado a questão da participação e do controle social.
Para aprofundamento do objetivo da conferência, contamos com a participação de vários especialistas e profissionais da área como: Eloy Ferreira (Ministro Interino da SEPPIR), Gilberto Leal (rep. Nacional do Movimento Negro), Elizabeth Lima (Coordenadora Estadual de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial), Giselma Sacramento (Coord. Da Kilombo), entre outros.
Destacou-se as apresentações culturais dos Grupos Afforegueiro (parelhas) e escarcéu (Mossoró) que valoriza e fortalece a identidade Negra no RN.
Depois de todas as discurssões elegemos delegados para ir defender as propostas referendadas nos grupos de trabalho.
De Parnamirim foram eleitos Josiane Bezerra (SEDES) e Luiz Carlos Cabral (SEDES) como delegados e ficaram como suplentes, Delano Ewerton (SEDES) e José Noacir (SEDES).
A II Conferência Nacional de Promoção de Políticas Igualdade Racial, acontecerá no período de 25 a 28 de junho de 2009 em Brasilia-DF.

Nenhum comentário: