23/05/2009



Ontem dia 22 de maio de 2009, Dia do Apicultor foi um dia de muitas lembranças para mim.

Me envolvi com os grupos de Apicultores em 2002, através do Grupo Colmeias desenvolvendo no primeiro momento, um trabalho direcionado para as mulheres na área de saúde.
Digo sempre que não sou apicultora, mas que entendo o suficiente sobre elas.
Fico feliz com a regulamentação da profissão, fico contente por ter visto a Rede Abelha do RN, do NE, enfim do Brasil ganhar uma dimensão que permitiu aos apicultores avançar na qualificação profissional, na articulação de Politicas Públicas, no respeito ao meio ambiente, no beneficiamento e na comercialização da produção.

Imagine materiais pedagógicos na área da Apicultura, o Grupo Colmeias inovou nesse aspecto e de forma participativa e bem articulada com o Poder Público e organizações sociais fez concretizar esse desafio.

Sempre penso que os Seminários, as tantas visitas, a contrução dos programas de rádios, os debates com o IBAMA, IDEMA, CONAB, parlamentares,Programa de Desenvolvimento Solidário, a participação no Fórum Potiguar de Economia Solidária, permitiram aos apicultores serem protagonistas e apresentarem suas demandas, e o que me deixa satisfeita e ver que parte dessas demandas foram atendidas.

As casas de mel que foram construidas, os entrepostos, a compra de equipamentos, os vários seminários de formação.

A inclusão no Programa Compra Direta da compra do mel.........

Nesse dia 22 de maio de 2009 fico muito contente de dizer que faço parte dessa história e tenho muito orgulho do trabalho que o Grupo Colmeias de Projetos Assessoria e Serviços vem desenvolvendo no Estado do RN e no Brasil.

Parabéns a todo/as os apicultores a todo/as os profissionais que se envolvem com essa cadeia produtiva que é muito doce.

Eu sou colméia, eu sou colmeia........Olé...lé olá..lá............

Abraço Solidário a todo/as

Josiane Bezerra
Cientista Social, Agente de Desenvolvimento e sempre uma Abelha operária na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Nenhum comentário: