29/09/2009

PARNAMIRIM ASSUME COMPROMISSO COM A CULTURA EM CONFERÊNCIA MUNICIPAL


 Após as oficinas temáticas, os grupos da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Parnamirim, realizada nesta segunda-feira (28), no auditório da Escola Augusto Severo, foram apresentadas propostas e escolhidos os delegados que irão representar o município durante o encontro a nível estadual em dezembro.
As propostas foram extraídas das seguintes temáticas: produção simbólica e diversidade cultural apresentada pelo professor Nestor Lima Filho; Cultura, Cidade e Cidadania pelo cordelista José Acaci; Cultura e Desenvolvimento Sustentável pelo maestro Paulo Ritzel, da Fundação Parnamirim de Cultura; Cultura e Economia Criativa, jornalista Claudio Gomes, da Fundação Parnamirim de Cultura e Gestão e Institucionalidade da Cultura, a cargo de Sérgio Luiz Câmara Ribeiro, do Instituto Pium de Cultura.
Dentre as muitas propostas apresentadas, as que serão levadas ao plenário da conferência estadual versam sobre criação de espaço cultural de multiuso e de pontos centralizados nos diversos bairros para manter ativa as manifestações artísticas. Criação de programas de pesquisas sobre os grupos culturais atuantes de todas as comunidades;  formalização de agenda integrada aos programas da Secretaria de Educação e Fundação Parnamirim de Cultura, incluindo neste item um seminário de cultura popular.
Também instalações de centros de convivência cultural nos distritos (incluindo ciganos e quilombolas) e de um Conselho de Cultural e calendário para divulgação das atividades culturais; criação de lei de incentivo fiscal a projetos culturais; criação e apoio a cooperativas, associações e institutos e outros órgãos gestores produtores artístico-culturais; inventário cultural para incentivar a cadeia produtiva das artes integradas do município e ainda o acesso e participação de uma regional de polos culturais.
Ao final da conferência, a presidente da fundação, Vandilma Oliveira anunciou os delegados escolhidos por parte do sistema governamental e da sociedade civil. Os indicados deverão encaminhar à Fundação Parnamirim de Cultura, os documentos exigidos para serem enviados à Fundação José Augusto e após ao Ministério da Cultura. A conferência a nível nacional ocorrerá próximo mês de março em Brasília. Da parte governamental foram escolhidos: vereadoras Elienai Cartaxo e Kátia Cavalcanti; Josiane Bezerra: Assistência Social; Educação: Padre Miguel; Cultura: Vandilma Oliveira e suplente Claudio Gomes.
Solicitada pela deputada federal Fátima Bezerra sobre os principais pontos culturais a serem levados como sugestão ao Ministério da Cultura, a presidente da fundação indicou Pium (já existente) e mais as comunidades cigana e quilombola de Moita Verde.

Nenhum comentário: